Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2665
metadata.dc.type: TCC
Title: Importância do brincar para a criança no contexto educacional
Authors: Azevedo, Ludmila Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Flores, Eileen Pfeiffer
Abstract: Em primeiro lugar discorre-se sobre a visão histórica da infância, do brinquedo e da brinquedoteca. Seqüencialmente, enfatiza-se o brincar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem escolar segundo a teoria Vygostskyana, e discute-se o educador e o lúdico. Finalmente, como alicerce estrutural deste trabalho, a pesquisa de campo teve como objetivo propor uma reflexão acerca da importância do brincar para a criança no contexto educacional levando-se em consideração a percepção dos professores a respeito do brincar para o desenvolvimento e bem estar da criança, bem como sua prática. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa que usou como recurso metodológico a entrevista semi-estruturada e a observação naturalista. Participaram três professores do sexo feminino e um diretor de uma escola de Educação infantil da rede pública. Os resultados indicaram alto grau de concordância dos professores a respeito da importância do brincar enquanto recurso didático no processo de alfabetização, e, na prática, a utilização diária da brincadeira no cotidiano da educação infantil.
Keywords: Brincar
Criança
Contexto educacional
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2665
Issue Date: Dec-2008
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20411550.pdf286.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.