Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2665
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Importância do brincar para a criança no contexto educacional |
Authors: | Azevedo, Ludmila Souza |
metadata.dc.contributor.advisor: | Flores, Eileen Pfeiffer |
Abstract: | Em primeiro lugar discorre-se sobre a visão histórica da infância, do brinquedo e da brinquedoteca. Seqüencialmente, enfatiza-se o brincar nos processos de desenvolvimento e aprendizagem escolar segundo a teoria Vygostskyana, e discute-se o educador e o lúdico. Finalmente, como alicerce estrutural deste trabalho, a pesquisa de campo teve como objetivo propor uma reflexão acerca da importância do brincar para a criança no contexto educacional levando-se em consideração a percepção dos professores a respeito do brincar para o desenvolvimento e bem estar da criança, bem como sua prática. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa que usou como recurso metodológico a entrevista semi-estruturada e a observação naturalista. Participaram três professores do sexo feminino e um diretor de uma escola de Educação infantil da rede pública. Os resultados indicaram alto grau de concordância dos professores a respeito da importância do brincar enquanto recurso didático no processo de alfabetização, e, na prática, a utilização diária da brincadeira no cotidiano da educação infantil. |
Keywords: | Brincar Criança Contexto educacional |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2665 |
Issue Date: | Dec-2008 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20411550.pdf | 286.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.