Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2690
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A importância dos contos de fada no processo de ensino-aprendizagem |
Authors: | Oliveira, Tatianne Lopes de |
metadata.dc.contributor.advisor: | Schneider, Ciomara |
Abstract: | A compreensão da relevância dos contos de fada no desenvolvimento da criança é um importante ponto para se pensar novas práticas em educação. Este estudo tem como objetivo compreender a origem dos contos de fada além do próprio surgimento da infância, relacionando com dois grandes teóricos do desenvolvimento humano. As contribuições que Vygotsky e Piaget fazem do processo de formação do indivíduo fornecem bases para pensarmos a educação. Desta forma, o próprio processo de ensino aprendizagem é permeado pelas questões do desenvolvimento. Neste trabalho, a construção do sujeito, a história do surgimento da infância com o foco para o brinquedo será relacionada ao processo de ensino- aprendizagem. Ao final, o leitor poderá acompanhar as reflexões e as sugestões de aplicabilidade dos contos de fada no contexto educacional, estimulando a aprendizagem como recurso de leitura, interpretação de textos, dramatização e funcionalidade nas relações interpessoais. |
Keywords: | Conto de fada Vygotsky Piaget e ensino-aprendizagem |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2690 |
Issue Date: | Dec-2009 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20460180.pdf | 307.88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.