Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática |
Authors: | Alexandre, Maria Cecília Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor: | Flores, Eileen Pfeiffer |
Abstract: | O presente trabalho teve por finalidade verificar as relações entre o discurso e a prática na inclusão escolar. O objetivo central foi relacionar os fundamentos teóricos, com o discurso da professora de turma inclusiva e sua prática em sala de aula. Como ponto de partida fez-se uma revisão teórica sobre a inclusão, tendo também o relato de experiências do cotidiano, de uma profissional da Secretaria de Educação, sobre a realidade das escolas públicas. Posteriormente foi realizada uma pesquisa exploratória que teve como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula e entrevista com a profissional de educação. Os dados da pesquisa mostraram que a professora da turma inclusiva interage em todo o momento da aula com os alunos, especialmente pedindo participação e solicitando realização da tarefa. Esses comportamentos ocorrem mais em relação aos alunos diagnosticados, demonstrando a preocupação da professora com a aprendizagem desses alunos. Portanto, foi possível perceber o compromisso profissional que ela tem com a inclusão, sendo sua prática coerente com o discurso. |
Keywords: | Inclusão Realidade na escola Relação teoria e prática |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792 |
Issue Date: | Nov-2008 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20781205.pdf | 407.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.