Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792
metadata.dc.type: Monografia
Title: Inclusão escolar: relações entre o discurso e a prática
Authors: Alexandre, Maria Cecília Pereira
Abstract: O presente trabalho teve por finalidade verificar as relações entre o discurso e a prática na inclusão escolar. O objetivo central foi relacionar os fundamentos teóricos, com o discurso da professora de turma inclusiva e sua prática em sala de aula. Como ponto de partida fez-se uma revisão teórica sobre a inclusão, tendo também o relato de experiências do cotidiano, de uma profissional da Secretaria de Educação, sobre a realidade das escolas públicas. Posteriormente foi realizada uma pesquisa exploratória que teve como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula e entrevista com a profissional de educação. Os dados da pesquisa mostraram que a professora da turma inclusiva interage em todo o momento da aula com os alunos, especialmente pedindo participação e solicitando realização da tarefa. Esses comportamentos ocorrem mais em relação aos alunos diagnosticados, demonstrando a preocupação da professora com a aprendizagem desses alunos. Portanto, foi possível perceber o compromisso profissional que ela tem com a inclusão, sendo sua prática coerente com o discurso.
Keywords: Inclusão
Realidade na escola
Relação teoria e prática
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2792
Issue Date: Nov-2008
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20781205.pdf407,99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.