Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3441
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Os parâmetros curriculares nacionais e os livros didáticos: uma reflexão de suas propostas e o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula |
Authors: | Silva, Andréia de Morais |
metadata.dc.contributor.advisor: | Castilho, Mara Lúcia |
Abstract: | Este trabalho busca analisar se o livro didático adotado por uma das escolas da rede pública do Distrito Federal contempla os preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que se refere ao trabalho com os gêneros textuais e verificar se o professor de língua portuguesa aplica em suas aulas as diretrizes norteadoras para o trabalho com textos em sala de aula, de forma a explorar as estratégias de leitura. Para tanto, procurou-se evidenciar as contribuições da Linguística Textual e da Linguística aplicada, assim como as diretrizes dos PCN para um novo ensino de Língua Portuguesa e os procedimentos pedagógicos adotados em sala de aula. A metodologia da pesquisa foi realizada a partir da análise documental do livro didático Português Linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, distribuído pelo PNLEM, destinado à 1º série do Ensino Médio, e das observações de sala de aula, coletadas nas atividades de estágio supervisionado realizado pela autora. |
Keywords: | Gênero textual Texto Ensino de língua portuguesa |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3441 |
Issue Date: | Jun-2010 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20763970.pdf | 513.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.