Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3441
metadata.dc.type: TCC
Title: Os parâmetros curriculares nacionais e os livros didáticos: uma reflexão de suas propostas e o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula
Authors: Silva, Andréia de Morais
metadata.dc.contributor.advisor: Castilho, Mara Lúcia
Abstract: Este trabalho busca analisar se o livro didático adotado por uma das escolas da rede pública do Distrito Federal contempla os preceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que se refere ao trabalho com os gêneros textuais e verificar se o professor de língua portuguesa aplica em suas aulas as diretrizes norteadoras para o trabalho com textos em sala de aula, de forma a explorar as estratégias de leitura. Para tanto, procurou-se evidenciar as contribuições da Linguística Textual e da Linguística aplicada, assim como as diretrizes dos PCN para um novo ensino de Língua Portuguesa e os procedimentos pedagógicos adotados em sala de aula. A metodologia da pesquisa foi realizada a partir da análise documental do livro didático Português Linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, distribuído pelo PNLEM, destinado à 1º série do Ensino Médio, e das observações de sala de aula, coletadas nas atividades de estágio supervisionado realizado pela autora.
Keywords: Gênero textual
Texto
Ensino de língua portuguesa
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3441
Issue Date: Jun-2010
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20763970.pdf513.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.