Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3450
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Uso da leitura como prática social: letramento em sala de aula |
Authors: | Firmino, Ludymila de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor: | Araújo, Rosi Valéri Corrêa |
Abstract: | O presente texto tem por objetivo apresentar uma discussão sobre as práticas de leitura social em sala de aula, nas aulas de língua materna, desenvolvidas no terceiro ano do ensino médio em uma escola pública do Distrito Federal. Os dados foram coletados através de observação das aulas e também questionário semiestruturado aplicado ao professor regente. A metodologia de caráter qualitativo está baseada no paradigma interpretativista e a fundamentação teórica dialoga principalmente com autores como Kleiman, Solé, Koch, Freire, Marcuschi. Quanto à análise de dados ficou evidente o uso do livro didático como material único de leitura, a prática de leitura fora do contexto, sem objetivos e finalidades e a falta de aplicação do caráter social da leitura, o letramento, na metodologia de ensino utilizada pelo professor. |
Keywords: | Leitura como prática social Letramento Ensino |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3450 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.