Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3458
metadata.dc.type: TCC
Title: A sociolinguística em sala de aula
Authors: Silva, Taiana Pontes da
metadata.dc.contributor.advisor: Araújo, Rosi Valéri Corrêa
metadata.dc.identifier.orientador: Araújo, Rosi Valéri Corrêa
Abstract: O presente trabalho tem como tema a sociolinguística em sala de aula, levando em consideração seu objeto de estudo. É de extrema importância que a educação em língua materna enfatize a presença das variações linguísticas em todos os domínios sociais, principalmente na escola. Este trabalho buscou identificar as variações linguísticas presentes três escolas públicas do Distrito Federal em aulas de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi qualitativa etnográfica e os autores que se destacaram para a fundamentação teórica desta pesquisa foram Bortoni Ricardo e Bagno. Como instrumento de coleta de dados foi realizada uma gravação de áudio e para a análise dos dados foi aplicado um questionário para os professores e recolhidas algumas produções de textos de alunos. Esse trabalho observa na prática o continuum proposto por Bortoni – Ricardo ( 2004), além de mostrar a importância da sociolinguística no ensino de língua materna.
Keywords: Ensino de língua portuguesa
Pesquisa qualitativa etnográfica
Variação linguística
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/3458
Issue Date: 2012
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Prontooooo.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.