Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10327
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Representação docente sobre o TDAH: uma análise a partir da teoria da subjetividade |
Authors: | Nunes, Bárbara Luisi Diniz |
metadata.dc.identifier.orientador: | Mori, Valéria Deusdará |
Abstract: | O ambiente escolar tem uma visão unidimensional do aprender, logo, comportamentos que destoam do padrão incomodam e devem ser ajustados no processo de aprendizagem. O problema, no entanto, é como o aluno perde sua singularidade, sendo diagnosticado e submetido ao uso de drogas medicamentosas na tentativa de adequar o discente as normas institucionais, dessa forma, gerando um alívio aos autores envolvidos. Para tanto, esse estudo através da Teoria da Subjetividade embasada na metodologia de caráter construtivo-interpretativo de González Rey tem como proposta compreender as representações de um docente sobre o uso de psicofármacos para o diagnóstico de TDAH e seu impacto na aprendizagem do aluno. A participante desta pesquisa foi uma professora do ensino fundamental das séries inicias de uma escola particular em Brasília, que leciona atualmente para alunos com o diagnóstico de TDAH. Os instrumentos utilizados neste estudo foram a dinâmica conversacional e complemento de frases. O estudo tratou sobre as representações de uma docente sobre o diagnóstico de TDAH, o resultado desta pesquisa mostra crenças que transitam em padrões hegemônicos de conduta, cujo foco consiste em corrigir e enquadrar o aluno a um ritmo de processo de aprendizagem. |
Keywords: | TDAH Diagnóstico Representação Subjetividade Professor |
Citation: | NUNES, Bárbara Luisi Diniz. Representação docente sobre o TDAH: uma análise a partir da teoria da subjetividade. 2016. 52 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário Brasília, Brasília, 2016. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10327 |
Issue Date: | Dec-2016 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21065263.pdf | 518.69 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.