Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10327
metadata.dc.type: TCC
Title: Representação docente sobre o TDAH: uma análise a partir da teoria da subjetividade
Authors: Nunes, Bárbara Luisi Diniz
metadata.dc.identifier.orientador: Mori, Valéria Deusdará
Abstract: O ambiente escolar tem uma visão unidimensional do aprender, logo, comportamentos que destoam do padrão incomodam e devem ser ajustados no processo de aprendizagem. O problema, no entanto, é como o aluno perde sua singularidade, sendo diagnosticado e submetido ao uso de drogas medicamentosas na tentativa de adequar o discente as normas institucionais, dessa forma, gerando um alívio aos autores envolvidos. Para tanto, esse estudo através da Teoria da Subjetividade embasada na metodologia de caráter construtivo-interpretativo de González Rey tem como proposta compreender as representações de um docente sobre o uso de psicofármacos para o diagnóstico de TDAH e seu impacto na aprendizagem do aluno. A participante desta pesquisa foi uma professora do ensino fundamental das séries inicias de uma escola particular em Brasília, que leciona atualmente para alunos com o diagnóstico de TDAH. Os instrumentos utilizados neste estudo foram a dinâmica conversacional e complemento de frases. O estudo tratou sobre as representações de uma docente sobre o diagnóstico de TDAH, o resultado desta pesquisa mostra crenças que transitam em padrões hegemônicos de conduta, cujo foco consiste em corrigir e enquadrar o aluno a um ritmo de processo de aprendizagem.
Keywords: TDAH
Diagnóstico
Representação
Subjetividade
Professor
Citation: NUNES, Bárbara Luisi Diniz. Representação docente sobre o TDAH: uma análise a partir da teoria da subjetividade. 2016. 52 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10327
Issue Date: Dec-2016
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21065263.pdf518.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.