Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10532
metadata.dc.type: TCC
Title: A reclamação como instrumento de controle da aplicação do precedente firmado no incidente de resolução de demandas repetitivas
Authors: Ribeiro, Witter da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Ribeiro, Rodrigo Pereira Martins
Abstract: O presente trabalho pretende analisar a reclamação como instrumento de controle da aplicação do precedente firmado no Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, implementado pelo Código de Processo Civil de 2015. Para tanto, é importante um estudo prévio acerca da Common Law e Civil Law, analisando seus desenvolvimentos históricos, a formação e aplicação do precedente em ambas as tradições jurídicas, igualmente é relevante o exame do conceito de precedente, os elementos que o compõem, a sua aplicação, distinção e superação. Também é necessária uma análise sobre o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas, investigando institutos similares no direito alemão e inglês, a espécie de procedimento adotado pelo Brasil e o regramento do IRDR estabelecido pela legislação processual. Ao final, abordará a reclamação constitucional, descrevendo a sua historicidade, natureza jurídica, hipóteses de cabimento e a sua disciplina no CPC/2015, assim como a crítica doutrinaria na relação reclamação constitucional e força vinculante do precedente.
Keywords: Direito processual civil
Código de Processo Civil
Precedente
IRDR
Reclamação constitucional
Procedural civil law
Civil Procedure Code
Precedent
IRDR
Brazilian constitutional
Citation: RIBEIRO, Witter da Silva. A reclamação como instrumento de controle da aplicação do precedente firmado no incidente de resolução de demandas repetitivas. 2016. 77 f. Monografia (Graduação)- Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10532
Issue Date: 2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21208451.pdf680.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.