Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10567
metadata.dc.type: TCC
Title: A desconstituição da paternidade registral: uma análise sobre a jurisprudência contemporânea do Superior Tribunal de Justiça
Authors: Provazzi, Fernando dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Montagner, Ângela Christina Boelhouwer
Abstract: O presente trabalho acadêmico tem por objetivo verificar na jurisprudência contemporânea do Superior Tribunal de Justiça – STJ, período compreendido entre 10 de janeiro de 2002 e 31 de janeiro de 2016, como estão sendo decididos os casos que tratam sobre a desconstituição da paternidade registral e, em especial, se há a possibilidade de manter o vínculo paternal fundado em vício de consentimento, mas sem a caracterização da relação socioafetiva entre pai e filho. Para isso, sob o olhar doutrinário, são apresentados princípios constitucionais que estão intimamente ligados ao Direito de Família e a proteção da criança e do adolescente. Na sequência, são abordados os mecanismos de formação do vínculo paternal, os meios de prova admitidos em direito, com foco nas presunções legais de paternidade, e as características da Ação Negatória de Paternidade. Nesse contexto, em meio aos critérios para o estabelecimento dos limites de exploração do universo amostral, são apresentadas as diretrizes que regem as decisões do STJ relacionadas ao assunto, além de síntese quantitativa sobre a jurisprudência analisada. Por fim, o trabalhado é concluído com uma crítica ao sistema vigente de presunções de paternidade e uma possível solução para a constante nuvem de incertezas que paira sobre os filhos, no tocante à sua verdadeira origem genética.
Keywords: Direito de família
Paternidade
Presunção
Registro de nascimento
Vício de consentimento
Ação negatória de paternidade
Desconstituição da paternidade registral
Superior Tribunal de Justiça
Jurisprudência
Citation: PROVAZZI, Fernando dos Santos. A desconstituição da paternidade registral: uma análise sobre a jurisprudência contemporânea do Superior Tribunal de Justiça. 2016. 70 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10567
Issue Date: 2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21171507.pdf749.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.