Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10617
metadata.dc.type: TCC
Title: A publicidade abusiva veiculada por meio dos blogs e das mídias sociais
Authors: Bezerra, Thaisa Brito Portal de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Palhares, Paulo Henrique Franco
Abstract: A pretensão do presente trabalho é avaliar a nocividade que envolve a propagação, por meio de blogs e mídias sociais, da publicidade que não observa os preceitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Preliminarmente, para que tal estudo fosse possível, foi analisado o tratamento dado pela Constituição Federal ao tema da defesa do consumidor e a sua relevância dentro do contexto de uma sociedade voltada para o consumo. Posteriormente, foram estudados os princípios constitucionais que norteiam o direito do consumidor, com a devida ênfase em relação à importância do princípio da boa-fé e o princípio da liberdade. Tendo como objetivo o aprofundamento do tema, foi também realizada uma análise quanto à evolução da Internet e das novas formas de comunicação viabilizadas pela rede mundial, assim como houve o estudo da regulamentação da publicidade feita pelo Código de Defesa do Consumidor. Por fim, foi abordada a temática referente às modalidades de publicidade ilícita, além de ter sido realizada a análise de quatro casos em que houve violação do Direito do Consumidor em virtude da forma ilícita como a publicidade foi veiculada por meio dos blogs e mídias sociais. Busca-se, por meio de uma análise doutrinária e dos casos concretos apresentados, uma reflexão em relação aos prejuízos inerentes a essa modalidade de violação ao Direito do Consumidor e a necessidade de atualização legislativa. Conclui-se que são necessárias medidas mais duras por parte do controle misto existente no Brasil e que a necessidade de atualização legislativa mostra-se irrefutável.
Keywords: Publicidade abusiva
Direito do consumidor
Mídia social
Citation: BEZERRA, Thaisa Brito Portal de Almeida. A publicidade abusiva veiculada por meio dos blogs e das mídias sociais. 2016. 66 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10617
Issue Date: 2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21236281.pdf607.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.