Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10634
metadata.dc.type: TCC
Title: Incidente de deslocamento de competência para a justiça federal na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça
Authors: Rocha, Lara Morais
metadata.dc.contributor.advisor: Garcia, Luiz Emílio Pereira
Abstract: A presente monografia versará sobre a federalização da competência nos casos dos julgamentos de crimes contra direitos humanos e sua constitucionalidade. Através da Emenda Constitucional nº. 45/04, o Incidente de Deslocamento de Competência-IDC foi introduzido no ordenamento jurídico e reformou parcialmente o Judiciário Brasileiro, sendo publicada em 30 de dezembro de 2004. Este Instituto pode ser aplicado em hipóteses de graves violações de direitos humanos, permitindo a transferência do inquérito ou ação judicial à Justiça Federal a qualquer momento, com o objetivo de assegurar o cumprimento de tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil. Assim, quando estiver caracterizada grave violação aos direitos humanos, a Justiça Comum não será mais competente para realizar o julgamento, devendo passar tal encargo para a Justiça Federal. Diante desse novo dispositivo e das mudanças por ele trazidas, surgem duas perguntas: como o Superior Tribunal de Justiça estaria construindo o conceito de deslocamento de competência? E quais críticas podem ser feitas diante dessa construção? Para responder tais indagações, foram utilizados métodos de pesquisa bibliográfica, jurisprudências do Superior Tribunal de Justiça e estudo de casos para buscar soluções para o conflito apresentado. Por fim, foi abordada a participação do Superior Tribunal de Justiça e sua construção jurisprudencial do Incidente de Deslocamento de Competência.
Keywords: Direito constitucional
Incidente de Deslocamento de Competência
Direitos humanos
Emenda Constitucional nº 45/2004
Tratado internacional
Citation: ROCHA, Lara Morais. Incidente de deslocamento de competência para a justiça Federal na jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça. 2016. 61 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10634
Issue Date: 2016
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21254525.pdf428.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.