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metadata.dc.type: TCC
Title: As lutas como conteúdo da educação física escolar
Authors: Costa, Alan Lins Cavalcanti Corrêa da
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Arthur
Abstract: Introdução: As lutas fazem parte da cultura corporal de movimento contido nos Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental. No entanto, é um conteúdo pouco dominado e desenvolvido pelo professor de Educação Física nas aulas. Objetivo: Do presente trabalho é pesquisar se o conteúdo sobre lutas é ensinado nas aulas de educação física e como os professores abordam o assunto, nos anos finais do ensino fundamental e médio, das escolas da rede pública do Distrito Federal. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter transversal em nível descritivo com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado neste estudo foi um questionário, adaptado de Ferreira (2006), com perguntas abertas e fechadas, entregue junto com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido-TCLE para a coleta de dados. A amostra desse estudo foi constituída por 20 professores de ambos os sexos, sendo 14 homens e 6 mulheres que atuam nos anos finais do ensino fundamental e/ou no ensino médio de diferentes escolas da Regional de Ensino do Plano Piloto/Cruzeiro que pertencem a rede pública do Distrito Federal. Resultados: Após a análise dos questionários, observou-se que 58% dos professores não trabalham com a temática luta em sala de aula e 42% afirmam trabalhar o conteúdo dentro da disciplina da Educação Física. Quanto aos benefícios que a luta ofereceria para os alunos, o respeito e a disciplina foram pontos assinalados por 29% dos docentes, o condicionamento físico ficou em 2° lugar com 21% seguido do binômio Coletividade/Trabalho em grupo em 3°. Ainda quanto aos benefícios, Coordenação Motora ficou como 4ª. Opção pelos docentes com 17%, e o aspecto Concentração obteve 14% das preferências, isto é, em 5°. Por outro lado, 65% dos professores afirmaram que não tiveram contato com o conteúdo lutas, 20% tiveram a vivência desse conteúdo na sua formação e 15% informaram que tiveram a disciplina apenas na teoria sobre alguma luta. Conclusão: Ficou evidenciado que os professores possuem dificuldades de ministrarem esse conteúdo nas aulas de Educação Física, sobretudo pela falta de preparo acadêmico, devido ao fato de não serem devidamente capacitados durante sua formação e, pode-se afirmar, ainda, que outro fator que dificulta o trabalho dos docentes é a ausência de estrutura adequada, material apropriado e espaço físico condizente com as reais necessidades ambientais.
Keywords: Luta
Conteúdo
Educação física
Escola
Fight sports
Content
Physical education
School
Citation: COSTA, Alan Lins Cavalcanti Corrêa da. As lutas como conteúdo da educação física escolar. 2016. 32 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10671
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

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