Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10684
metadata.dc.type: TCC
Title: A psicomotricidade como elemento principal no desenvolvimento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Castrioto, Clarissa Martinichen
metadata.dc.contributor.advisor: Pinto, Celeida B. Garcia Cintra
Abstract: Introdução: A Psicomotricidade é uma ciência que auxilia no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo da criança. O profissional de Educação Física tem grande responsabilidade na sua aplicação, utilizando os fundamentos das habilidades motoras básicas, para o desenvolvimento individual e coletivo da criança. Objetivo: Verificar a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e a identificação de habilidades motoras fundamentais por parte do professor. Material e Métodos: Fundamentado em artigos científicos e livros, de 1994 a 2014 procedeu-se a uma revisão da literatura, destacando a importância dos aspectos citados, por meio de uma pesquisa de nível exploratório. Revisão da Literatura: Objetivando compreender a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, nos anos iniciais do Ensino Fundamental buscou-se autores como Rossi (2012), Folador et al, (2010), Gallahue, (2005), Rosa Neto (2002), entre outros, que ressaltam que a educação psicomotora prioriza o movimento corporal como um instrumento pedagógico para o melhor desenvolvimento do indivíduo, por meio de atividades lúdicas, buscando prevenir e solucionar problemas, proporcionando oportunidades para que a criança atinja sua maturidade motora. Assim, o professor de Educação Física deve ter clareza quanto aos objetivos de suas aulas, trabalhando de forma segura e objetiva, junto aos demais professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, comprometido com o desenvolvimento psicomotor de seus alunos, contribuindo para seu crescimento harmonioso. Considerações Finais: Constatamos a importância da Educação Física, dando atenção especial aos aspectos psicomotores em seu trabalho pedagógico, buscando assegurar o desenvolvimento harmonioso das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Keywords: Educação física escolar
Desenvolvimento integral e harmonioso
Psicomotricidade
School physical education
Integral development and harmonious
Psychomotor
Citation: CASTRIOTO, Clarissa Martinichen. A psicomotricidade como elemento principal no desenvolvimento de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 28 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde. Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10684
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21074722.pdf696.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.