Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10688
metadata.dc.type: TCC
Title: Autoridade do relator para julgar monocraticamente recurso especial: constitucionalidade do artigo 557 do Código de Processo Civil
Authors: Santos, Josué Bernardino dos
metadata.dc.contributor.advisor: Delgado, José Augusto
Abstract: Busca-se verificar a constitucionalidade dos poderes do relator do recurso especial, ampliados, de forma significativa, pelas alterações operadas no artigo 557 do Código de Processo Civil brasileiro (CPC) pela Lei no 9.756/1998. Tendo como foco a aplicação do artigo 557 do CPC pelo relator do recurso especial, faz-se, primeiramente, uma abordagem sobre o Superior Tribunal de Justiça e sua função, bem como do recurso especial. Posteriormente, faz-se uma análise dos casos específicos nos quais o relator está autorizado a julgar, singularmente, o recurso especial. Constatou-se que o sistema processual, no que diz respeito aos recursos, com escopo de agilizar os julgamentos nos tribunais, passa a privilegiar a ampliação dos poderes do relator. Por fim, feitas essas abordagens, verifica-se que tanto a doutrina majoritária quanto a jurisprudência apontam para a constitucionalidade dos poderes atribuídos ao relator para julgar sozinho o recurso que, por tradição, é julgado por órgão colegiado.
Keywords: Recurso especial
Artigo 557
Código de Processo Civil
Relator
Julgamento
Súmula
Jurisprudência
Celeridade
Article 557
Civil Procedure Code
Special appeal
Relater
Judgment
Docket
Jurisprudence
Celerity
Citation: SANTOS, Josué Bernardino dos. Autoridade do relator para julgar monocraticamente recurso especial: constitucionalidade do artigo 557 do Código de Processo Civil. 2006. 60 f. Monografia (Pós-Graduação) – Programa de Pós-Graduação em Direito Processual Civil, Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2006.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10688
Issue Date: 2006
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Direito processual civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50000159.pdf377.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.