Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10794
metadata.dc.type: TCC
Title: Comparação da eficiência de diferentes tipos de feedback extrínseco: verbal e visual/verbal
Authors: Barbosa, Fernanda Alvarenga
metadata.dc.contributor.advisor: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: Introdução: As aulas de Educação Física são essenciais para o aprendizado e desenvolvimento de habilidades motoras, sendo o feedback a melhor forma do indivíduo obter a resposta de seu aprendizado. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo comparar a eficiência do feedback verbal e do feedback visual junto com o verbal, na aprendizagem de uma habilidade motora em escolares. Material e Método: A amostra desse estudo foi constituída por 24 indivíduos com idade média de 12,9 anos de ambos os sexos, do Ensino Fundamental II, de uma escola particular de Brasília. A habilidade testada, foi o saque por cima do voleibol, com o objetivo de acertar o lado oposto da quadra. Tratou-se de uma pesquisa longitudinal mista de caráter exploratório. Resultado: Observou-se que os alunos que obtiveram feedback visual junto com o verbal, apresentaram uma diferença significativa quanto a aprendizagem da habilidade, quando comparados com os alunos que receberam apenas o feedback verbal. Considerações finais: Por meio desse estudo, percebeuse que o feedback visual do próprio indivíduo, junto com o feedback verbal orientado pelo professor, proporciona maior eficácia na aprendizagem da habilidade motora.
Keywords: Apredizagem motora
Feedback intrínseco
Feedback intrínseco
Educação física escolar
Motor lerning
Extrinsic feedback
Intrinsic feedback
Intrinsic feedback
School physical education
Citation: BARBOSA, Fernanda Alvarenga. Comparação da eficiência de diferentes tipos de feedback extrínseco: verbal e visual/verbal. 2016. 23 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10794
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21373442.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.