Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11149
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A matemática na vida cotidiana: um estudo sobre o modo de operação com conceitos matemáticos no ofício do azulejista
Authors: Campos, Mauro Forlan Duarte
Abstract: O presente trabalho discorre sobre modos particulares de operação com conceitos matemáticos nos ofícios, em especial na atividade do azulejista. Historicamente, a matemática surgiu como resposta a necessidades cotidianas do homem. Atualmente, diversas pesquisas têm destacado o caráter situacional do modo de operação com a matemática no âmbito dos ofícios. Algumas dessas pesquisas são discutidas aqui. No entanto, nenhuma delas dedicou-se a estudar de forma significativa um ofício para o qual noções geométricas e espaciais fossem necessariamente requeridas. Essa lacuna motivou este estudo, que visa identificar como o azulejista opera com conceitos matemáticos no seu cotidiano e as similaridades e diferenças existentes com os modos de operação já identificados em outros ofícios. A metodologia de pesquisa busca identificar os conceitos requeridos pelo ofício do azulejista, para que são requeridos e como são trabalhados no dia a dia. Um questionário é aplicado a oito profissionais azulejistas do Distrito Federal. Os resultados apontam para a existência de similaridades nos modos de operação adotados pelo azulejista e por outros profissionais, o que sugere haver traços comuns, próprios da matemática dos ofícios. Mas há também traços bem particulares, próprios do azulejista, os quais são analisados e discutidos. As conclusões apresentam contribuições para a psicologia e a educação, evidenciando a influência que o contexto exerce sobre o raciocínio lógico-matemático do indivíduo
Keywords: Similaridade e particularidade
Modo de operação
Cotidiano
Matemática
Azulejista
Citation: CAMPOS, Mauro Forlan Duarte. A matemática na vida cotidiana: um estudo sobre o modo de operação com conceitos matemáticos no ofício do azulejista. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11149
Issue Date: Mar-2017
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61500098.pdf1,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.