Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11178
metadata.dc.type: TCC
Title: Eficácia da dieta: hiperlipídica, hipoglicídica e hiperproteica em praticantes de atividade física na melhora da composição corporal
Authors: Carmo, Lucas Paulino Ximenes
metadata.dc.contributor.advisor: Cruz, Michelle Ferro de Amorim
Abstract: Com a evolução da humanidade o ser humano diminuiu o esforço físico, enquanto proporcionalmente, aumentava o consumo de carboidratos dietéticos. O excesso do consumo crônico deste macronutriente desencadeia uma série de reações metabólicas que podem gerar diversas patologias, além do aumento do percentual de gordura. Diversos estudos recentes elucidam que a dieta de hipoglicídica, hiperlipídica e hiperproteica melhoram a composição corporal. O presente estudo teve como objetivo avaliar a melhora na composição corporal na dieta hipoglicídica, hiperlipídica e hiperproteica em praticantes de musculação. Trata-se de um estudo de intervenção de tipo cross-over no qual foram selecionados 6 indivíduos, do sexo masculino, praticantes de atividade física de alta intensidade, há no mínimo dois anos. Foi prescrito um treinamento, padronizado, voltado para hipertrofia, em que se seguiu durante toda a pesquisa. Ocorreu a implementação de uma dieta normoglicídica, normolipídica e normoproteica que foi seguido por 4 semanas. Subsequente de um intervalo de 2 semanas, mantendo-se apenas o treinamento prescrito. Após esse período houve a implementação de uma dieta hipoglicídica, hiperlipídica e hiperproteica que teve duração de mais 4 semanas. Ao longo de toda pesquisa ocorreu à avaliação antropométrica quinzenalmente. O presente estudo conclui que mesmo dietas isocalóricas, em curto espaço de tempo, com diferente distribuição dos macronutrientes geram resultados diversos. O aumento do peso e da massa gorda possui relação direta com o alto consumo de hidratos de carbono na dieta. Dieta hipoglicídica, hiperlipídica e hiperproteica, em curto espaço de tempo, associado ao treinamento de hipertrofia é capaz de reduzir o percentual de gordura corporal sem restrição calórica.
Keywords: Ciências da Nutrição e do Esporte
Perda de peso
Hipertrofia
Citation: CARMO, Lucas Paulino Ximenes. Eficácia da dieta: hiperlipídica, hipoglicídica e hiperproteica em praticantes de atividade física na melhora da composição corporal. 2017. 26 f. Artigo (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11178
Issue Date: 2017
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Lucas Paulino.pdf814.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.