Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11189
metadata.dc.type: TCC
Title: Percepção de pais e mães servidores de um órgão público no Distrito Federal em relação à inserção de alimentos regionais do cerrado na alimentação complementar
Authors: Silva, Marcella Gomes Ferreira da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Maria Cláudia da
Abstract: Os primeiros meses de vida de uma criança são essenciais para seu amadurecimento e crescimento e o aleitamento materno exclusivo tem grande importância nessa fase, com indicação até 6 meses de vida. Após esse período, o bebê necessita de uma complementação com novos alimentos, a fim de suprir suas carências nutricionais. A partir disso, o uso de alimentos regionais na Alimentação Complementar pode auxiliar a suprir essas carências, uma vez que são fontes de vitaminas e minerais. Este é um estudo intervencional com aplicação de questionário com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo de analisar a percepção de pais e mães de crianças de 5 a 14 meses em relação à Alimentação Complementar e alimentos regionais do Cerrado em um berçário em Brasília e incentivar o maior consumo desses alimentos, por meio de material educativo “Alimentos Regionais do Cerrado: sua introdução na Alimentação Complementar”. A percepção dos entrevistados em relação aos alimentos regionais é limitada, 85,71% (n=12) sabiam o que eram alimentos regionais, mas 64,28% (n=9) conheciam algum alimento regional do Cerrado. De todos os resultados encontrados, o mais preocupante foi a porcentagem de pais que nunca introduziram algum alimento regional do Cerrado na alimentação de seus filhos: 92,86% (n=13), sendo relatado que o grande entrave para essa ausência seria o desconhecimento e a falta de incentivo ao consumo desses produtos. Há a necessidade de um resgate, valorização e incentivo à cultura alimentar brasileira e o nutricionista tem um papel fundamental para a disseminação dos grandes benefícios que o consumo desses alimentos trariam, não só para quem os consome, mas para toda a rede de pequenos agricultores que participam de seu cultivo.
Keywords: Identidade alimentar
Alimento regional do cerrado
Alimentação complementar
Citation: SILVA, Marcella Gomes Ferreira da. Percepção de pais e mães servidores de um órgão público no Distrito Federal em relação à inserção de alimentos regionais do cerrado na alimentação complementar. 2016. 24 f. Artigo (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11189
Issue Date: 2016
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Marcella Gomes.pdf437.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.