Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11224
metadata.dc.type: Monografia
Title: Financiamento eleitoral e democracia representativa: estudo comparado da participação de pessoas jurídicas no financiamento brasileiro, estadounidense e francês
Authors: Barbosa, Larissa Fontenelle de Mendonça
Abstract: As normas de financiamento eleitoral no Brasil foram recentemente alteradas pela Lei n. 13.165/15 (Minirreforma Eleitoral de 2015), após o julgamento da ADI n. 4.650, e passaram a vedar doações de pessoas jurídicas, notadamente, de empresas, para campanhas eleitorais. Tendo em consideração que representantes são eleitos por meio de processo eleitoral, no qual os recursos que dispõem têm impacto em um eventual sucesso eleitoral; é possível extrair que, por cosequência, a participação de pessoas jurídicas, apenas por serem capazes de disponibilizar grandes somas aos candidatos e partidos, também tem reflexo no resultado eleitoral. Nesse sentido, infere-se um “ponto de contato” entre a escolha de representantes, fundamental para a legitimidade de uma democracia representativa, e a participação de pessoas jurídicas no financiamento eleitoral. O presente trabalho vale-se do estudo comparado das legislações estadounidense e francesa para investigar as compatibilidades e incompatibilidades da participação de pessoas jurídicas no financiamento eleitoral para o que se pretende com uma democracia representativa. Assim, verifica-se que, antes da Minirreforma Eleitoral de 2015, o modelo de financiamento eleitoral brasileiro assemelhava-se ao modelo estadonidense por não definir limite de gastos das campanhas eleitorais e permitir a influência de dinheiro de empresas no pleito eleitoral. No entanto, após a referida reforma, a legislação eleitoral brasileira distanciou-se do modelo estadounidense e se aproximou do modelo francês, pois, ao serem vedadas as doações de pessoas jurídicas, o financiamento eleitoral assumiu a modalidade mista, mas predominantemente pública.
Keywords: Direito constitucional
Direito eleitoral
Democracia representativa
Financiamento eleitoral
Citation: BARBOSA, Larissa Fontenelle de Mendonça. Financiamento eleitoral e democracia representativa: estudo comparado da participação de pessoas jurídicas no financiamento brasileiro, estadounidense e francês. 2017. 78 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11224
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21256773.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.