Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11484
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Processos mediacionais e a perpetuação da homofobia no contexto escolar |
Authors: | Schneider, Roy Homero Chaib |
metadata.dc.contributor.advisor: | Madureira, Ana Flávia do Amaral |
Abstract: | A presente pesquisa teve como objetivo identificar as concepções e crenças de professores e professoras do Ensino Médio do Distrito Federal a respeito de questões ligadas a gênero e sexualidade a partir da perspectiva da Psicologia Cultural. Quanto à metodologia, foi adotada a metodologia qualitativa de pesquisa. Os/As participantes da pesquisa foram três professores/as de ensino médio de escolas do DF. Foram utilizadas, em conjunto com as entrevistas individuais semiestruturadas, duas imagens, das quais, uma ambígua e outra nítida com a função de estimular narrativas e reflexões por parte dos/as entrevistados/as. As entrevistas foram transcritas e, posteriormente analisadas através de categorias analíticas temáticas. Percebeu-se através da fala dos/as participantes que temas ligados à sexualidade e gênero não são temas sobre o qual há um diálogo aberto em suas escolas. Dois entre os/as três participantes trabalham em escolas onde não são adotadas nenhuma estratégia para enfrentar a perpetuação da homofobia. Os três participantes possuem estratégias pessoais, não planejadas, para enfrentar a homofobia em sala de aula. |
Keywords: | Homofobia Gênero Escola Mediação semiótica Psicologia cultural |
Citation: | SCHNEIDER, Roy Homero Chaib. Processos mediacionais e a perpetuação da homofobia no contexto escolar. 2017. 79 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017. |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11484 |
Issue Date: | Dec-2017 |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21320570.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.