Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11484
metadata.dc.type: TCC
Title: Processos mediacionais e a perpetuação da homofobia no contexto escolar
Authors: Schneider, Roy Homero Chaib
metadata.dc.contributor.advisor: Madureira, Ana Flávia do Amaral
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo identificar as concepções e crenças de professores e professoras do Ensino Médio do Distrito Federal a respeito de questões ligadas a gênero e sexualidade a partir da perspectiva da Psicologia Cultural. Quanto à metodologia, foi adotada a metodologia qualitativa de pesquisa. Os/As participantes da pesquisa foram três professores/as de ensino médio de escolas do DF. Foram utilizadas, em conjunto com as entrevistas individuais semiestruturadas, duas imagens, das quais, uma ambígua e outra nítida com a função de estimular narrativas e reflexões por parte dos/as entrevistados/as. As entrevistas foram transcritas e, posteriormente analisadas através de categorias analíticas temáticas. Percebeu-se através da fala dos/as participantes que temas ligados à sexualidade e gênero não são temas sobre o qual há um diálogo aberto em suas escolas. Dois entre os/as três participantes trabalham em escolas onde não são adotadas nenhuma estratégia para enfrentar a perpetuação da homofobia. Os três participantes possuem estratégias pessoais, não planejadas, para enfrentar a homofobia em sala de aula.
Keywords: Homofobia
Gênero
Escola
Mediação semiótica
Psicologia cultural
Citation: SCHNEIDER, Roy Homero Chaib. Processos mediacionais e a perpetuação da homofobia no contexto escolar. 2017. 79 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11484
Issue Date: Dec-2017
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21320570.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.