Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11915
metadata.dc.type: TCC
Title: Comunicação institucional formando opiniões: o estudo de caso sobre o Gibi Recrutinha
Authors: Scholtz, Alexandre
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Maria da Graça Miranda de França
Abstract: O presente trabalho apresenta e discute um estudo de caso sobre o gibi Recrutinha. Tanto o Exército Brasileiro, que produz e distribui o gibi Recrutinha, quanto tantas outras instituições, passaram a usar os quadrinhos para comunicar e passar informações ao publico infantil. O estudo demonstra a relação entre história em quadrinhos (HQ`s) institucional e agregação de valor à imagem das organizações por intermédio de uma pesquisa feita em organizações que se comunicam utilizando histórias em quadrinhos e outra aplicada em crianças. Por esse motivo, o trabalho divide-se em fundamentação teórica sobre imagem corporativa, história dos quadrinhos, como é feita a comunicação do Exército Brasileiro e qual é a percepção do publico infantil sobre o gibi. As instituições estudadas afirmaram que utilizam as HQ`s para educar, interagir, comunicar e para que estejam na mente dos leitores, mudando hábitos, costumes e valores e que a leitura dos gibis também afeta positivamente a imagem da instituição e ajuda a formar o caráter das crianças. As crianças, após a leitura do gibi, afirmaram que gostam do Recrutinha, das suas aventuras e que gostariam de ser como o personagem porque ele é legal, aventureiro, heroi e inteligente. Como é demonstrado no trabalho, a leitura do gibi Recrutinha pode formar opiniões favoráveis ao Exército Brasileiro, agregando valor à sua imagem na medida em que, após a leitura dos gibis propostos, houve aceitação à ideia apresentada, facilitando a absorção da mensagem institucional.
Keywords: Recrutinha
Exército Brasileiro
HQ
Gibi
Quadrinho
Comunicação institucional
Imagem corporativa
Público infantil
Brazilian army
Comic
Corporate communications
Corporative image
Public children
Citation: SCHOLTZ, Alexandre. Comunicação institucional formando opiniões: o estudo de caso sobre o Gibi Recrutinha. 2016. 71 f Monografia (Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11915
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51305952.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.