Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11919
metadata.dc.type: TCC
Title: A comunicação em organizações hierarquizadas: dificuldades e oportunidades Estudo de caso: a gestão da comunicação interna na Marinha do Brasil no biênio 2015/2016
Authors: Velasquez, Alessandro Barcellos
metadata.dc.contributor.advisor: Monteiro, Maria da Graça Miranda de França
Abstract: Em uma sociedade mais dinâmica e conectada, a comunicação social adquire um importante papel estratégico nas tomadas de decisão de qualquer instituição ou organização. Ao longo deste estudo de caso, foram analisados a estrutura organizacional, a influência da cultura e os principais processos desenvolvidos na Marinha do Brasil, à luz da teoria e dos conceitos da filosofia da comunicação interna. Foram citados também alguns produtos que veiculam assuntos e atividades de interesse da instituição e de seu público interno. Com o intuito de angariar sugestões e experiências, identificar dificuldades e oportunidades, e por fim sugerir ações para a melhoria da gestão da comunicação interna em uma instituição pública hierarquizada foi realizado um benchmarking com outras duas outras instituições, a Força Aérea Brasileira e o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. O estudo conclui que o primeiro e mais importante passo para o aperfeiçoamento da gestão da CI é considerá-la uma ferramenta estratégica pela alta cúpula institucional, onde nesse estudo de caso está representada pela alta administração naval, e daí difundir a mentalidade em toda instituição e angariar investimentos para a implementação de melhorias na gestão.
Keywords: Comunicação
Comunicação interna
Ferramenta estratégica
Gestão da comunicação
Marinha do Brasil
Citation: VELASQUEZ, Alessandro Barcellos. A comunicação em organizações hierarquizadas: dificuldades e oportunidades Estudo de caso: a gestão da comunicação interna na Marinha do Brasil no biênio 2015/2016. 2016. 77 f Monografia (Especialização em Gestão da Comunicação nas Organizações) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11919
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51400055.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.