Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11981
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência do jornalismo religioso: como o G1 abordou a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016
Authors: Silva, Ana Paula Almeida da
Abstract: O estudo buscou entender se a mídia religiosa é pautada pela mídia secular e se existe uma interação entre essas duas áreas da comunicação. Por meio de um estudo de caso, análise de conteúdo e entrevistas, o trabalho buscou responder a indagação em questão. Foram analisadas cinco matérias da agência de notícias online G1 sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. Essa análise foi uma das partes dispostas no método. A análise de conteúdo permitiu compreender se o G1 usou informações oficiais sobre a Campanha da Fraternidade disponibilizadas por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC). A segunda etapa do trabalho foi fundamentada por meio de entrevistas feitas com comunicólogos que trabalham com mídia e religião. As duas fases juntas complementaram a ideia inicial do trabalho e ajudaram na composição e conclusão do presente trabalho. Conclui-se que existe uma dificuldade de interação entre a comunicação religiosa e a mídia comercial. Essa falta de entendimento parte da divergência dos critérios de noticiabilidade de ambas as áreas, da precariedade de formação especializada e da falta de interesse de uma interação melhor por ambos os perfis comunicacionais.
Keywords: Campanha da fraternidade
Jornalismo religioso
Ecumênica
Mídia comercial
Mídia religiosa
Citation: SILVA, Ana Paula Almeida da. A influência do jornalismo religioso: como o G1 abordou a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. 2016. 102 f. Monografia (Especialização em Gestão da comunicação nas organizações ) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11981
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão da comunicação nas organizações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500096.pdf4.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.