Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12235
metadata.dc.type: TCC
Title: O Facebook na educação pública infantil: estudo de caso de uma escola do Distrito Federal
Authors: Carvalho, Juliana Lourenço da Silva Macedo
metadata.dc.identifier.orientador: Alves, Carolina Assunção e
Abstract: A cada dia, a tecnologia se faz mais presente no cotidiano da sociedade e, com ela, as redes digitais adquirem maior espaço. A visibilidade, socialização, aquisição de conhecimentos e praticidade proporcionados aos usuários são características do universo digital que atraem, constantemente, mais interessados. Em relação às instituições educacionais, assim como em diversos setores, as mídias digitais e redes sociais estão, aos poucos, ocupando essa área. Esta pesquisa teve como objetivo verificar como o Facebook possibilita maior proximidade com a comunidade escolar (gestores, docentes, família e sociedade em geral), compreendendo o potencial do Facebook como recurso de integração escolar. O trabalho foi realizado com base em uma abordagem qualitativa a partir da fundamentação teórica sobre educação, comunicação, redes sociais, Facebook e as relações entre esses temas. Na discussão, foram utilizados conceitos de autores como Camila Porto (2014), Cicilia Peruzzo (1998), Manuel Castells (1999), Maria Aparecida Baccega (2000) e Raquel Recuero (2016). Além disso, foram aplicados questionários e a análise de métricas sobre a repercussão da página no Facebook da instituição de ensino público Jardim de Infância 108 Sul. Os resultados indicaram que membros da comunidade escolar julgam ser relevante e satisfatória a inserção da página como fonte de publicação de conteúdos de interesse geral e espaço para interação e proximidade entre os seguidores. Diante da pesquisa realizada, conclui-se que o uso da página no Facebook como ferramenta de rede social traz benefícios significativos para o processo educacional, com a publicação de conteúdos de interesse coletivo e a possibilidade de interação e contato mais próximo entre os membros da comunidade escolar.
Keywords: Facebook
Rede social
Escola pública
Educação infantil
Citation: CARVALHO, Juliana Lourenço da Silva Macedo. O Facebook na educação pública infantil: estudo de caso de uma escola do Distrito Federal. 2017. 65 f. Monografia (Especialização Comunicação em redes Sociais) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12235
Issue Date: 2017
Appears in Collections:JOR - Pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500028.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.