Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12246
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise das páginas oficiais das confederações nacionais no Facebook
Authors: Scheibel, Júlia
metadata.dc.contributor.advisor: Lisboa, Erika
Abstract: O presente estudo tem por finalidade avaliar as postagens e relacionamento com os seus públicos de interesse por meio da página oficial do Facebook da Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional da Agricultura e Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, além de analisar o comportamento das instituições frente aos comentários dos usuários, para que se obtenha um relacionamento de qualidade com o público que acessa a página virtual destas confederações, no propósito de apresentar contribuições para a acessibilidade e facilidade dos serviços prestados por estes setores. Priorizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e quantitativa com vistas a analisar os dados desde a URL/Link, apresentação visual das páginas oficiais do Facebook, apresentação textual, políticas, aplicativos e interação com os seus públicos. Após a análise dos dados, percebeu-se que as três confederações citadas apresentaram segurança e confiabilidade em suas páginas virtuais, de maneira que os dados pudessem ser acessíveis para o público, referente às informações da instituição, os serviços prestados, a missão, os valores e objetivos a serem conquistados. Por fim, observou-se que apesar de apresentarem qualidade na questão visual da página é preciso que haja uma melhor relação com o público que acessa e comenta por meio da interação nas postagens. Assim o estudo permitiu analisar como as instituições se relacionam com o público/consumidores, por meio de canais como ouvidorias, canais de sugestões e reclamações. Apresentando como sugestão que as organizações possam manter contato com os usuários, via e-mail, sms, entre outros canais de comunicação autorizados pelos usuários, perguntando-lhes sobre a qualidade dos serviços ofertados, tendo assim um feedback e uma relação de via dupla tanto em prol da melhoria do relacionamento quanto para atender as demandas do que o público deseja ler, saber e se informar.
Keywords: Facebook
Comunicação organizacional
Confederação
Citation: SCHEIBEL, júlia. Análise das páginas oficiais das confederações nacionais no Facebook. 2017. 58 f. Monografia (Especialização Comunicação em redes Sociais) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12246
Issue Date: 2017
Appears in Collections:JOR - Pós-graduação em Comunicação em Redes Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51600621.pdf2.1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.