Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12289
metadata.dc.type: TCC
Title: Os laços e centralidades que engajam os usuários nas comunidades virtuais: estudo de caso das redes sociais do colégio ideal
Authors: Barbosa, Bruno Sellani
metadata.dc.contributor.advisor: Mairinque, Carolina de Souza Scott
Abstract: Esta monografia analisa o papel das centralidades e dos laços sociais das comunidades virtuais que geram engajamento dos usuários. Além disso, caracteriza as redes sociais e analisa como a interatividade dos membros das redes extrapola do ambiente digital para o físico. Para alcançar tal objetivo, foi desenvolvido um estudo de caso com o Colégio Ideal, que possui uma rede de usuários formada por diferentes atores que se comunicam nos ambientes off-line e on-line da escola. As redes sociais analisadas foram o Facebook e Instagram, que são os meios de comunicação mais utilizados pela instituição de ensino para divulgação de suas atividades e projetos. A pesquisa buscou avaliar os elementos das redes sociais, as características das comunidades virtuais, dos laços fortes e fracos e das centralidades, como também a interatividade e o engajamento. Com isso é possível realizar uma análise conceitual desses elementos e como são aplicados no ambiente mercadológico, mostrando a sua importância para criar estratégias que intensifique a interatividades desses atores nas comunidade virtuais.
Keywords: Comunidade virtual
Rede social
Centralidade
Laço
Engajamento
Citation: BARBOSA, Bruno Sellani. Os laços e centralidades que engajam os usuários nas comunidades virtuais: estudo de caso das redes sociais do colégio ideal. 2016. 68 f. Monografia (Especialização em Marketing Digital) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12289
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ICPD - Pós-graduação em Marketing Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51402984.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.