Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12298
metadata.dc.type: TCC
Title: Como o ciberespaço de consumo colaborativo pode impactar no relacionamento das pessoas: um estudo de caso sobre a plataforma digital Boomerang
Authors: Fernandes, Murillo silva
metadata.dc.contributor.advisor: Lemos, Roberto da Silveira
Abstract: O intuito deste trabalho é identificar de que forma o ciberespaço de consumo colaborativo pode impactar nos relacionamentos pessoais, tendo a plataforma digital Boomerang como estudo de caso. Pretende-se também apresentar o contexto das transformações ocorridas na comunicação e nos modelos de relacionamento difundidos nos ambientes virtuais que abrigam essa modalidade de consumo, além de descrever o perfil dos internautas que utilizam a plataforma e verificar como ocorrem o relacionamento e a interação entre os mesmos, dentro e fora da internet. Com base em diversos conceitos apoiados no referencial teórico utilizado para a elaboração deste trabalho, o estudo feito aborda a utilização do Boomerang como um ambiente virtual que permite o compartilhamento de bens e experiências, destacando o seu ideal de estimular a vivência do consumo sem o sentimento de posse, além de promover interação e novas possibilidades de relacionamento. Partindo de uma análise da evolução das práticas comerciais econômicas e da sociedade de consumo, faz-se uma viagem pelos conceitos de modelos de negócios, a origem da internet e a concepção do ciberespaço, adentrando em seguida o universo do consumo colaborativo e o papel das redes sociais e do marketing de relacionamento dentro de seu contexto, até chegar ao Boomerang e apresentar os resultados da pesquisa realizada com os participantes da plataforma.
Keywords: Consumo colaborativo
Ciberespaço
Boomerang
Relacionamento pessoal
Citation: FERNANDES, Murillo Silva. Como o ciberespaço de consumo colaborativo pode impactar no relacionamento das pessoas: um estudo de caso sobre a plataforma digital Boomerang. 2016. 75 f. Monografia (Especialização Marketing Digital) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12298
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ICPD - Pós-graduação em Marketing Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500394.pdf1.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.