Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12299
metadata.dc.type: TCC
Title: Olimpíadas Rio 2016: uma análise de discurso e conteúdo das postagens do ministério do esporte no Facebook
Authors: Albernaz, Lí­via
metadata.dc.contributor.advisor: Rosa, Renato
Abstract: As Redes Sociais virtuais desenvolvem um papel importante na sociedade atual. A cada dia, um número maior de pessoas se utiliza desses espaços discursivos para agir e interagir socialmente. Este trabalho se propõe a analisar as postagens feitas pelo Ministério do Esporte no Facebook, durante as Olímpias do Rio de Janeiro. O objetivo é avaliar o papel do governo nas mídias sociais, a interação com o público e se a meta traçada pela equipe de redes do órgão para a cobertura do evento foi alcançada. Para tanto, realizou-se extensa fundamentação teórica acerca dos principais elementos do tema voltados para a análise crítica do discurso e marketing digital. Com o intuito de auxiliar na compreensão dos resultados do caso foram feitas também uma entrevista com o coordenador da equipe de mídias do ministério e coleta de dados da página. A análise nos permitiu concluir que o governo federal não conseguiu cumprir com a principal meta que era priorizar no facebook do ministério o conteúdo voltado para serviço e informações sobre investimentos. Os posts em sua maioria foram compartilhados do perfil Megaeventos (criado pelo governo para a divulgação das Olimpíadas), e traziam informações gerais sobre os Jogos; resultados e homenagens aos atletas. Pouco se falou a respeito dos programas, dos investimentos feitos para a realização dos Jogos e legado, que eram os grandes norteadores das pautas da rede. Uma pesquisa feita logo após as Olimpíadas pela Isobar, agência especializada em comunicação pública, apontou que o governo federal apresenta dificuldades para se comunicar nas redes sociais.
Keywords: Mídia social
Olimpíada
Esporte
Marketing
Governo Federal
Citation: ALBERNAZ, Lí­via. Olimpíadas Rio 2016: uma análise de discurso e conteúdo das postagens do ministério do esporte no Facebook. 2016. 65 f. Monografia (Especialização Marketing Digital) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12299
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ICPD - Pós-graduação em Marketing Digital

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500395.pdf1.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.