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metadata.dc.type: Monografia
Title: Estratégias de marketing adotadas pelos dois maiores concorrentes da aviação comercial brasileira no período de 2005 a 2014
Authors: Almeida, Marcos Vinicius Neves
Abstract: O objetivo deste trabalho é apresentar as estratégias adotadas pelos dois principais concorrentes do mercado, quais sejam: as empresas Gol e Tam - para a inclusão da classe média como consumidora do transporte aéreo no mercado doméstico, compará-las, e verificar a efetividade das mesmas para a inclusão da referida classe socioeconômica no modal aéreo. O método adotado foi a inferência, partindo-se do pressuposto de que a classe média está efetivamente inclusa como usuária do transporte aéreo. Assim, analisou-se as estratégias de marketing, e as políticas setoriais e regulatórias que convergiram para o pressuposto. A técnica de pesquisa utilizada foi a bibliográfica. Os resultados alcançados corroboraram o pressuposto, no sentido de que mostram que as estratégias de marketing adotadas por Gol e Tam abarcam a classe média como público-alvo consumidor de seus serviços, promovendo a inclusão social não só dessa classe específica, mas indo além, ao incluir várias classes sociais. A conclusão do trabalho é no sentido de que as estratégias de marketing dos concessionários de serviço de transporte aéreo regular de passageiros Tam e Gol estão em consonância com a política setorial, que é de inclusão social no modal aéreo, estimulada pela concorrência na prestação do referido serviço.
Keywords: Transporte aéreo
Classe média
Inclusão social
Estratégia de marketing
Citation: ALMEIDA, Marcos Vinicius Neves. Estratégias de marketing adotadas pelos dois maiores concorrentes da aviação comercial brasileira no período de 2005 a 2014. 2016. 63 f. Monografia (Especialização em Marketing e Cadeia de Valor) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12307
Issue Date: 2016
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Marketing e cadeia de valor

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