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metadata.dc.type: TCC
Title: Direito fundamental à educação e os parâmetros do sistema nacional de atendimento socioeducativo
Authors: Kerpel, Lucas Cecchin Flores Aragão Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Selma Leite do Nascimento Sauerbronn de
Abstract: A presente pesquisa versa sobre o direito fundamental à educação para os adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de internação, com ênfase à efetividade desse direito no âmbito do Distrito Federal, na perspectiva do paradigma da Proteção Integral e dos parâmetros do Sistema Nacional Socioeducativo. O ponto de partida é o contexto histórico à organização do Paradigma das Nações Unidas da Proteção Integral, tendo como referência inicial o movimento dos reformadores, com uma breve explanação acerca do Código Mello Matos, bem como do Código de Menores de 1979, chegando ao marco democrático, qual seja, a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente, com realce para os princípios que informam esse paradigma e o necessário diálogo com o direito fundamental à educação. Em seguida, é abordado o modelo de responsabilização do adolescente em conflito com a lei, com destaque para o devido processo legal e apresentando a medida socioeducativa de internação, com ênfase para os direitos conferidos ao adolescente interno, notadamente o direito à educação. Por fim, são traçados os parâmetros do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE ao direito à educação e uma abordagem da aparente realidade das unidades de internação no Distrito Federal, para, na sequência, realizar um paralelo, a fim de aferir se o direito à educação é assegurado nas unidades de internação do Distrito Federal, nos moldes do SINASE.
Keywords: Paradigma
Educação
Adolescente
SINASE
Proteção integral
Citation: KERPEL, Lucas Cecchin Flores Aragão Carvalho. Direito fundamental à educação e os parâmetros do sistema nacional de atendimento socioeducativo. 2018. 62 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12495
Issue Date: 3-Sep-2018
Appears in Collections:DIR - Graduação

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