Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12584
metadata.dc.type: Artigo
Title: Análise da percepção de gestantes adolescentes em acompanhamento pré-natal no setor privado de saúde do Distrito Federal
Authors: Anjos, Andressa dos Santos
Almeida, Simone Gonçalves de
Abstract: Não há dúvida de que a fase inicial do aleitamento materno encontra-se intimamente ligada aos benefícios que são outorgados para a saúde do lactente e também, para a mãe. No entanto, sofre influências multifatoriais que impulsionam e potencializa o obstáculo à amamentação de modo exclusivo, entre elas a idade materna. Neste artigo, buscou-se analisar a perspectiva de gestantes adolescentes em acompanhamento pré-natal, sobre a prática de amamentar exclusivamente até o sexto mês de vida. Trata-se de um estudo do tipo descritivo e transversal com metodologia quantitativa e qualificativa, constituindo-se por aplicação de um questionário que se compusera de oito perguntas, sendo realizado com 17 adolescentes em duas localidades privadas de saúde do Distrito Federal, nos períodos compreendidos entre abril e maio de 2018. Os principais resultados encontrados revelaram certas percepções negativas, visto que a desmotivação para início da amamentação exclusiva esteve presente em 47,06% (n=8) das entrevistadas, bem como, as orientações dos benefícios dessa prática, se mantiveram bastante aquém do esperado. As principais barreiras que poderiam levar a uma possível interrupção do aleitamento materno exclusivo, na visão das adolescentes foram complicações mamárias, informações como leite fraco e volta às aulas. Contudo, tais efeitos sugerem a necessidade de uma atenção especial às mulheres que se enquadrem a fatores de risco, como as participantes deste estudo, considerando que a gestação neste período suscita em numerosas modificações em seu ciclo de vida.
Keywords: Adolescência
Gestante
Exclusivo
Amamentação
Citation: ANJOS, Andressa dos Santos; ALMEIDA, Simone Gonçalves de. Análise da percepção de gestantes adolescentes em acompanhamento pré-natal no setor privado de saúde do Distrito Federal. 2018. 29 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12584
Issue Date: 2018
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21503036.pdf420,76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.