Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12620
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência do marketing na rotulagem de alimentos industrializados
Authors: Faria, Enaira Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Adriana
Abstract: A leitura de rótulos nada mais é do que a interação do consumidor com os produtos, para saber o que estão consumindo e ter o poder de escolha. Porém a mídia possui um poder de manipulação sobre o comércio de alimentos, desvalorizando os alimentos in natura e priorizando e enaltecendo os produtos industrializados, através de propagandas, marketing pesado e outros meios. Com a população sabendo interpretar as rotulagens e fazendo as escolhas de alimentos corretos, com prioridade aos in natura, a manutenção da saúde brasileira seria bem melhor. Analisar a influência do marketing industrial em rotulagem de alimentos é o objetivo principal dessa pesquisa, sendo um estudo do tipo descritivo e transversal sendo realizado em um parque público da cidade de Águas Claras - DF, com o público alvo de adultos de 20 a 59 anos. A coleta de dados foi realizada através dos dados dos questionários, um questionário de frequência alimentar (QFA) e um questionário de leitura de rótulos com algumas imagens e perguntas relacionadas a rotulagem. Esses dados foram coletados no período de 2 dias, totalizando 30 participantes. Foi constatado que metade dos participantes da pesquisa afirmam ler os rótulos e consideram a informação nutricional de maior importância o valor calórico dos alimentos. O biscoito integral foi eleito por 56% dos participantes como o alimento mais saudável e o refrigerante zero também foi considerado o produto mais saudável por 7% dos participantes, evidenciando assim o poder da mídia. O poder negativo da mídia fica em evidência quando os produtos julgados como menos saudáveis pelos próprios participantes, são consumidos pelos mesmos.
Keywords: Adulto
Rotulagem de alimento
Alimento industrializado
Marketing
Citation: FARIA, Enaira Ferreira de. A influência do marketing na rotulagem de alimentos industrializados. 2018. 22 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12620
Issue Date: 19-Sep-2018
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21652336.pdf454.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.