Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12673
metadata.dc.type: TCC
Title: Elaboração de preparação à base de Tilápia como forma de incentivar o consumo de pescado entre o público infantil
Authors: Rossato, Lauren Gardin
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Camila Melo Araujo de Moura e
Abstract: A alimentação adequada e saudável na infância é de extremamente importante, cooperando para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e a formação de hábitos alimentares saudáveis. As crianças tornaram-se menos ativas levando a predisposição para a obesidade, sendo este o mais importante fator de risco conhecido para as doenças cardiovasculares na vida adulta. Para o desenvolvimento infantil, o ômega-3 é relevante na formação e funcionamento do sistema nervoso central e dos olhos, bem como na diminuição do risco de doenças cardiovasculares. O presente estudo teve como objetivo elaborar uma preparação modificada de filé de tilápia para incentivar o consumo de pescados dentre o público infantil. A receita modificada de filé de tilápia foi nuggets acrescido de aveia e farinha de linhaça marrom, selecionado em sites de internet. Depois da modificação da receita foi calculado o VET da preparação, ficha técnica e a rotulagem nutricional, assim melhorando a qualidade nutricional, diminuindo os índices de gordura e substituindo ao máximo o sal por temperos naturais, agregando sabor a preparação. Foi elaborada ficha técnica de preparação para a receita escolhida e os ingredientes foram pesados em balança eletrônica com precisão. Os resultados indicam que preparações à base de tilápia elaborados tiveram textura, cor, sabor e aparência característicos do produto e atendem às necessidades nutricionais, o tornando um alimento ideal para o público infantil. Concluiu-se que os resultados obtidos foram importantes mostrando que é possível fazer modificações em receitas e oferecer às crianças opções mais saudáveis, principalmente dos produtos mais consumidos entre elas, deste modo podemos prevenir os riscos de futuras doenças, principalmente a obesidade.
Keywords: Ômega-3
Alimentação infantil
Pescado
Obesidade
Receita
Tecnologia de alimento
Citation: ROSSATO, Lauren Gardin. Elaboração de preparação à base de Tilápia como forma de incentivar o consumo de pescado entre o público infantil. 2018. 18 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12673
Issue Date: 3-Oct-2018
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21485866.pdf415.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.