Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12691
metadata.dc.type: TCC
Title: A influência dos alimentos na diminuição da tensão pré-menstrual em universitárias de uma instituição particular de Brasília
Authors: Alves, Rafaella Faria
metadata.dc.contributor.advisor: Vilela, Janaína Sarmento
Abstract: A Síndrome de Tensão Pré-Menstrual é definida como a agregação de sinais e/ou sintomas que ocorrem no período lúteo do ciclo menstrual. Os sintomas variam desde alteração de humor, dores generalizadas, possível aumento de peso e compulsão por determinados alimentos, principalmente doces. O estudo teve como propósito realizar uma pesquisa de campo com o objetivo de avaliar a influência dos alimentos na diminuição da tensão pré-menstrual em universitárias de uma instituição particular de ensino superior de Brasília - DF. O trabalho foi submetido e aprovado pelo comitê de ética. Realizou-se um estudo do tipo transversal e descritivo, com 73 mulheres com idade entre 18 e 34 anos, estudantes de uma instituição particular de Brasília. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário online contendo informações a respeito de sintomas vivenciados durante a tensão pré-menstrual, ingestão alimentar nesse período e possíveis medicamentos utilizados. Os principais resultados obtidos pelo presente estudo foram que, 52% (n=38) das participantes dão preferência para alimentos ultraprocessados durante o período pré-menstrual. Além disso, foi questionado se com uma alimentação adequada seria viável a diminuição dos sintomas, 76% (n=56) afirmaram que sim. Ademais, foi questionado se já haviam procurado o nutricionista com o objetivo de diminuir estes sintomas, 95% (n=70) negaram. Sugere-se que a amostra da pesquisa não conhece plenamente todas as atribuições do nutricionista. Conclui-se que ainda não existe um consenso específico para o tratamento desta síndrome, visto que os sintomas podem variar para cada pessoa, em sua intensidade e/ou variedade. Além do mais, é necessário salientar a importância do nutricionista que, através de seu conhecimento, irá propor um plano alimentar individual afim de minimizar quais quer sinais e/ou sintomas da síndrome.
Keywords: Síndrome pré-menstrual
Sintoma
Consumo alimentar
Citation: ALVES, Rafaella Faria. A influência dos alimentos na diminuição da tensão pré- menstrual em universitárias de uma instituição particular de Brasília. 2018. 30 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2018.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12691
Issue Date: 3-Oct-2018
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21507332.pdf597.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.