Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3893
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Análise linguística em produções textuais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental |
Authors: | Xavier, Rita de Cássia S. |
metadata.dc.contributor.advisor: | Araújo, Rosi Valéri Corrêa |
Abstract: | As questões relativas à leitura vêm sendo discutidas há tempos e perpassam a escrita, considerando que a história, da humanidade à era contemporânea, é permeada por documentos escritos. Diante desse contexto e com embasamento na produção de autores como Luiz Antônio Marcuschi, Stella Maris Bortoni-Ricardo, Ingedore Villaça Koch, dentre outros, tem-se que o incentivo e fomento da produção textual são critérios a serem defendidos pelos educadores, de modo a garantir uma participação plena de seus educandos, como cidadãos conscientes e com perfil questionador na sociedade letrada, por meio da sensibilização dos alunos quanto à necessidade de se conduzir a leitura e, por pertinência, a produção textual, como práticas alternativas e imprescindíveis no papel formativo do cidadão, além do incentivo ao convívio social. A questão principal é de como os aspectos linguísticos podem estar vinculados ao local de onde o aluno vem e se podem interferir na produção textual. Os resultados alcançados revelam que o trabalho da docente em classe pode afetar a produção, sem que sobressaia a origem do aluno. |
Keywords: | Leitura Produção textual Cidadania |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3893 |
Issue Date: | 2013 |
Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Rita de Cássia - RA - 20850699.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.