Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3893| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Análise linguística em produções textuais de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental |
| Authors: | Xavier, Rita de Cássia S. |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Araújo, Rosi Valéri Corrêa |
| Abstract: | As questões relativas à leitura vêm sendo discutidas há tempos e perpassam a escrita, considerando que a história, da humanidade à era contemporânea, é permeada por documentos escritos. Diante desse contexto e com embasamento na produção de autores como Luiz Antônio Marcuschi, Stella Maris Bortoni-Ricardo, Ingedore Villaça Koch, dentre outros, tem-se que o incentivo e fomento da produção textual são critérios a serem defendidos pelos educadores, de modo a garantir uma participação plena de seus educandos, como cidadãos conscientes e com perfil questionador na sociedade letrada, por meio da sensibilização dos alunos quanto à necessidade de se conduzir a leitura e, por pertinência, a produção textual, como práticas alternativas e imprescindíveis no papel formativo do cidadão, além do incentivo ao convívio social. A questão principal é de como os aspectos linguísticos podem estar vinculados ao local de onde o aluno vem e se podem interferir na produção textual. Os resultados alcançados revelam que o trabalho da docente em classe pode afetar a produção, sem que sobressaia a origem do aluno. |
| Keywords: | Leitura Produção textual Cidadania |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3893 |
| Issue Date: | 2013 |
| Appears in Collections: | LET - Graduação |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TCC - Rita de Cássia - RA - 20850699.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.