Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3926
metadata.dc.type: TCC
Title: Análise de uma intervenção educativa de alimentação e nutrição em servidores da Administração Regional de Planaltina-DF
Authors: Amaral, Thalita Pereira do
metadata.dc.contributor.advisor: Fernandez, Patrícia Martins
Abstract: A mudança de hábitos alimentares está diretamente relacionada à necessidade de adaptação ao estilo de vida. O consumo de alimentos ricos em sal, gorduras e açúcares combinados a redução do consumo de frutas, verduras, legumes e demais alimentos básico está ligado a essa mudança e é um agravante a saúde pública. A educação alimentar e nutricional é o meio capaz de modificar a alimentação de um indivíduo ou comunidade, de forma a provocar o reconhecimento da alimentação saudável para melhoria da qualidade de vida. O presente estudo analisou uma intervenção de educação alimentar e nutricional utilizando o Modelo Dialógico de Educação em Saúde como base metodológica para melhorias alimentares em servidores da Administração Regional de Planaltina-DF. O estudo foi realizado em 5 semanas com 11 participantes, com idade entre 19 e 49 anos de ambos os gêneros, e configura-se como um estudo descritivo da análise de hábitos alimentares pré e pós intervenção e as possíveis mudanças frente ao processo de problematização e criação de estratégias para alimentação saudável. Entre os resultados obtidos destaca-se o aumento do consumo de frutas, verduras e legumes, a redução do consumo de doces e demais industrializados e a diminuição da adição de sal nas refeições. Constatou-se também a construção do conhecimento e a criação de estratégias entre os participantes de melhorias alimentares aplicáveis a seu meio. Dessa forma, concluiu-se que a educação alimentar e nutricional voltada a problematização, embora em um tempo menor do que a literatura científica preconiza na maior parte das intervenções, produziu efeitos positivos na promoção de hábitos alimentares saudáveis e educação em saúde.
Keywords: Educação alimentar e nutricional
Intervenção nutricional
Hábito alimentar
Modelo dialógico de educação em saúde
Problematização
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3926
Issue Date: 2013
Appears in Collections:NUT - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Thalita Amaral.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.