Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3926
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Análise de uma intervenção educativa de alimentação e nutrição em servidores da Administração Regional de Planaltina-DF |
Authors: | Amaral, Thalita Pereira do |
metadata.dc.contributor.advisor: | Fernandez, Patrícia Martins |
Abstract: | A mudança de hábitos alimentares está diretamente relacionada à necessidade de adaptação ao estilo de vida. O consumo de alimentos ricos em sal, gorduras e açúcares combinados a redução do consumo de frutas, verduras, legumes e demais alimentos básico está ligado a essa mudança e é um agravante a saúde pública. A educação alimentar e nutricional é o meio capaz de modificar a alimentação de um indivíduo ou comunidade, de forma a provocar o reconhecimento da alimentação saudável para melhoria da qualidade de vida. O presente estudo analisou uma intervenção de educação alimentar e nutricional utilizando o Modelo Dialógico de Educação em Saúde como base metodológica para melhorias alimentares em servidores da Administração Regional de Planaltina-DF. O estudo foi realizado em 5 semanas com 11 participantes, com idade entre 19 e 49 anos de ambos os gêneros, e configura-se como um estudo descritivo da análise de hábitos alimentares pré e pós intervenção e as possíveis mudanças frente ao processo de problematização e criação de estratégias para alimentação saudável. Entre os resultados obtidos destaca-se o aumento do consumo de frutas, verduras e legumes, a redução do consumo de doces e demais industrializados e a diminuição da adição de sal nas refeições. Constatou-se também a construção do conhecimento e a criação de estratégias entre os participantes de melhorias alimentares aplicáveis a seu meio. Dessa forma, concluiu-se que a educação alimentar e nutricional voltada a problematização, embora em um tempo menor do que a literatura científica preconiza na maior parte das intervenções, produziu efeitos positivos na promoção de hábitos alimentares saudáveis e educação em saúde. |
Keywords: | Educação alimentar e nutricional Intervenção nutricional Hábito alimentar Modelo dialógico de educação em saúde Problematização |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/3926 |
Issue Date: | 2013 |
Appears in Collections: | NUT - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Thalita Amaral.pdf | 3.42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.