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metadata.dc.type: TCC
Title: A cooperação pós-segunda guerra e suas implicações na esfera nacional: um estudo da participação do Banco Mundial na formulação das políticas educacionais do governo Fernando Henrique Cardoso
Authors: Leal, Jamille Paula dos Reis
metadata.dc.identifier.orientador: Marinucci, Raquel Boing
Abstract: A presente monografia analisa a influência que a cooperação desenvolvida no pós-Segunda Guerra exerce sobre a esfera nacional a partir do relacionamento do governo brasileiro com o Banco Mundial no período de 1995 à 2002. Com base nas categorias da Escola Inglesa desenvolvidas por Hedley Bull – Sistema Internacional, Sociedade Internacional e Comunidade Internacional – buscou-se demonstrar a presença desses três elementos no cenário internacional, bem como a importância de cada um para a análise de determinados temas a exemplo da educação. Em meio às discussões sobre o desenvolvimento da década de 1990, sobressai a relevância do papel da educação como instrumento de empoderamento do indivíduo de maneira a permitir-lhe a superação da pobreza e a sua participação como agente de controle das reformas neoliberais incentivadas pelo Banco na década de 1990. A partir dos conceitos de capital humano e social traçou-se uma alternativa para alcançar o desenvolvimento sustentável com base concepção de que alguns temas devem ser tratados sob a ótica do indivíduo, destinatário final das decisões tomadas nos grandes círculos internacionais.
Keywords: Educação
Organização internacional
Modelo de cooperação
Banco Mundial
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4196
Issue Date: Dec-20106
Appears in Collections:REL - Graduação

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