Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4196
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A cooperação pós-segunda guerra e suas implicações na esfera nacional: um estudo da participação do Banco Mundial na formulação das políticas educacionais do governo Fernando Henrique Cardoso |
Authors: | Leal, Jamille Paula dos Reis |
metadata.dc.identifier.orientador: | Marinucci, Raquel Boing |
Abstract: | A presente monografia analisa a influência que a cooperação desenvolvida no pós-Segunda Guerra exerce sobre a esfera nacional a partir do relacionamento do governo brasileiro com o Banco Mundial no período de 1995 à 2002. Com base nas categorias da Escola Inglesa desenvolvidas por Hedley Bull – Sistema Internacional, Sociedade Internacional e Comunidade Internacional – buscou-se demonstrar a presença desses três elementos no cenário internacional, bem como a importância de cada um para a análise de determinados temas a exemplo da educação. Em meio às discussões sobre o desenvolvimento da década de 1990, sobressai a relevância do papel da educação como instrumento de empoderamento do indivíduo de maneira a permitir-lhe a superação da pobreza e a sua participação como agente de controle das reformas neoliberais incentivadas pelo Banco na década de 1990. A partir dos conceitos de capital humano e social traçou-se uma alternativa para alcançar o desenvolvimento sustentável com base concepção de que alguns temas devem ser tratados sob a ótica do indivíduo, destinatário final das decisões tomadas nos grandes círculos internacionais. |
Keywords: | Educação Organização internacional Modelo de cooperação Banco Mundial |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4196 |
Issue Date: | Dec-20106 |
Appears in Collections: | REL - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jamille Paula dos Reis Leal RA 20855327.pdf | 622.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.