Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4329
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Domingues, Leyza Ferreira | - |
dc.contributor.author | César, Lucilene Silva | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-16T12:07:00Z | - |
dc.date.available | 2013-10-16T12:07:00Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4329 | - |
dc.description.abstract | O tema do trabalho é a inclusão no universo da diversidade: Os direitos das crianças com deficiências sob a ótica de uma política educacional inclusiva. Tem como objetivo geral investigar o modelo educacional e as práticas pedagógicas da política de inclusão de crianças com deficiência em face dos princípios da não discriminação, da autodeterminação e do respeito à diversidade humana nas escolas regulares. Para que esses princípios sejam almejados, é preciso o respeito e a valorização dessas crianças na escola inclusiva. É urgente que os planos se redefinam, para uma educação voltada para a cidadania de uma forma global, plena e livre de discriminação e que as pessoas com deficiência sejam reconhecidas e valorizadas e respeitadas nas diferenças educacionais. O trabalho aborda um pouco as Políticas públicas federais as quais são definidas, e por meio delas, são criadas às ações afirmativas, como mecanismos legais para garantir os direitos. O Estado, por meio das políticas públicas, ainda não consegue organizar e implementar o sistema educacional inclusivo de acordo com a Declaração de Salamanca. Deste modo, a política educacional se mostra ainda ineficaz. Em um primeiro momento foi possível observar que o exercício do direito à educação perfaz-se pelo atendimento especializado dentro das instituições, construindo uma boa comunicação de atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais, em âmbito de gestão escolar e de sala de aula. Logo em seguida, busca-se informar sobre como se consolidam os referenciais educacionais em uma perspectiva da inclusão e qual é a abordagem metodológica complementar para que se efetiva uma educação que atenda esse público à luz de documentos que apresentam diretrizes para garantir um atendimento de qualidade e respeito valorizando as diferenças de cada criança. E por último procura-se entender um pouco das políticas públicas junto à inclusão escolar. Entende-se, também, as concepções de que o professor é o responsável motriz da inclusão. O trabalho sugere que os governantes e responsáveis por esse novo paradigma da educação, tenham plena necessidade de uma política e normas educacionais que respaldem os profissionais, contribuindo para uma construção de bases sólidas e fundamentais para que a inclusão efetive-se. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by UniCEUB Biblioteca (biblioteca@uniceub.br) on 2013-10-16T12:07:00Z No. of bitstreams: 1 Lucilene Silva César RA 20744177.pdf: 739928 bytes, checksum: 4faef3fa9bf548b0982b97e88bdfcf12 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-10-16T12:07:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Lucilene Silva César RA 20744177.pdf: 739928 bytes, checksum: 4faef3fa9bf548b0982b97e88bdfcf12 (MD5) Previous issue date: 2012 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A inclusão no universo da diversidade: os direitos das crianças com deficiências sob a ótica de uma política educacional inclusiva | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012 | - |
Appears in Collections: | DIR - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lucilene Silva César RA 20744177.pdf | 722.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.