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dc.contributor.advisorDomingues, Leyza Ferreira-
dc.contributor.authorCésar, Lucilene Silva-
dc.date.accessioned2013-10-16T12:07:00Z-
dc.date.available2013-10-16T12:07:00Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4329-
dc.description.abstractO tema do trabalho é a inclusão no universo da diversidade: Os direitos das crianças com deficiências sob a ótica de uma política educacional inclusiva. Tem como objetivo geral investigar o modelo educacional e as práticas pedagógicas da política de inclusão de crianças com deficiência em face dos princípios da não discriminação, da autodeterminação e do respeito à diversidade humana nas escolas regulares. Para que esses princípios sejam almejados, é preciso o respeito e a valorização dessas crianças na escola inclusiva. É urgente que os planos se redefinam, para uma educação voltada para a cidadania de uma forma global, plena e livre de discriminação e que as pessoas com deficiência sejam reconhecidas e valorizadas e respeitadas nas diferenças educacionais. O trabalho aborda um pouco as Políticas públicas federais as quais são definidas, e por meio delas, são criadas às ações afirmativas, como mecanismos legais para garantir os direitos. O Estado, por meio das políticas públicas, ainda não consegue organizar e implementar o sistema educacional inclusivo de acordo com a Declaração de Salamanca. Deste modo, a política educacional se mostra ainda ineficaz. Em um primeiro momento foi possível observar que o exercício do direito à educação perfaz-se pelo atendimento especializado dentro das instituições, construindo uma boa comunicação de atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais, em âmbito de gestão escolar e de sala de aula. Logo em seguida, busca-se informar sobre como se consolidam os referenciais educacionais em uma perspectiva da inclusão e qual é a abordagem metodológica complementar para que se efetiva uma educação que atenda esse público à luz de documentos que apresentam diretrizes para garantir um atendimento de qualidade e respeito valorizando as diferenças de cada criança. E por último procura-se entender um pouco das políticas públicas junto à inclusão escolar. Entende-se, também, as concepções de que o professor é o responsável motriz da inclusão. O trabalho sugere que os governantes e responsáveis por esse novo paradigma da educação, tenham plena necessidade de uma política e normas educacionais que respaldem os profissionais, contribuindo para uma construção de bases sólidas e fundamentais para que a inclusão efetive-se.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by UniCEUB Biblioteca (biblioteca@uniceub.br) on 2013-10-16T12:07:00Z No. of bitstreams: 1 Lucilene Silva César RA 20744177.pdf: 739928 bytes, checksum: 4faef3fa9bf548b0982b97e88bdfcf12 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectIntegraçãopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleA inclusão no universo da diversidade: os direitos das crianças com deficiências sob a ótica de uma política educacional inclusivapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.date.criacao2012-
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