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metadata.dc.type: TCC
Title: A inclusão no universo da diversidade: os direitos das crianças com deficiências sob a ótica de uma política educacional inclusiva
Authors: César, Lucilene Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Domingues, Leyza Ferreira
Abstract: O tema do trabalho é a inclusão no universo da diversidade: Os direitos das crianças com deficiências sob a ótica de uma política educacional inclusiva. Tem como objetivo geral investigar o modelo educacional e as práticas pedagógicas da política de inclusão de crianças com deficiência em face dos princípios da não discriminação, da autodeterminação e do respeito à diversidade humana nas escolas regulares. Para que esses princípios sejam almejados, é preciso o respeito e a valorização dessas crianças na escola inclusiva. É urgente que os planos se redefinam, para uma educação voltada para a cidadania de uma forma global, plena e livre de discriminação e que as pessoas com deficiência sejam reconhecidas e valorizadas e respeitadas nas diferenças educacionais. O trabalho aborda um pouco as Políticas públicas federais as quais são definidas, e por meio delas, são criadas às ações afirmativas, como mecanismos legais para garantir os direitos. O Estado, por meio das políticas públicas, ainda não consegue organizar e implementar o sistema educacional inclusivo de acordo com a Declaração de Salamanca. Deste modo, a política educacional se mostra ainda ineficaz. Em um primeiro momento foi possível observar que o exercício do direito à educação perfaz-se pelo atendimento especializado dentro das instituições, construindo uma boa comunicação de atendimento aos alunos com necessidades educativas especiais, em âmbito de gestão escolar e de sala de aula. Logo em seguida, busca-se informar sobre como se consolidam os referenciais educacionais em uma perspectiva da inclusão e qual é a abordagem metodológica complementar para que se efetiva uma educação que atenda esse público à luz de documentos que apresentam diretrizes para garantir um atendimento de qualidade e respeito valorizando as diferenças de cada criança. E por último procura-se entender um pouco das políticas públicas junto à inclusão escolar. Entende-se, também, as concepções de que o professor é o responsável motriz da inclusão. O trabalho sugere que os governantes e responsáveis por esse novo paradigma da educação, tenham plena necessidade de uma política e normas educacionais que respaldem os profissionais, contribuindo para uma construção de bases sólidas e fundamentais para que a inclusão efetive-se.
Keywords: Inclusão
Integração
Diversidade
Deficiência
Educação inclusiva
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/4329
Issue Date: 2012
Appears in Collections:DIR - Graduação

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