Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5849
metadata.dc.type: TCC
Title: Aspectos motivadores e desmotivadores nas aulas de educação física
Authors: Moraes, Luciana Moreira
metadata.dc.contributor.advisor: Dantas, Renata Aparecida Elias
Abstract: A educação física é uma matéria de ensino ainda não muito valorizada no ambiente escolar. As aulas de educação física trazem benefícios para o corpo, mente, saúde e desenvolvimento motor dos alunos. A escola e os professores devem trabalhar juntos na busca de motivação para os alunos se interessarem pelas aulas e praticarem a educação física escolar. Objetivo: Descobrir os aspectos que motivam e desmotivam a participação dos alunos a fazerem as aulas de educação física. Material e Métodos: Esse estudo caracteriza-se como transversal, onde foi aplicado um questionário para 22 alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola particular de Brasília – DF, com faixa etária de 16 a 18 anos, de ambos os sexos, composto por dez questões sendo nove fechadas e uma aberta. Resultados e discussão: No presente estudo 73% dos alunos responderam que gostam das aulas de educação física e 27% responderam que não gostam. 45% responderam que participam das aulas por vontade própria, 41% participam por obrigação e 14% responderam que não participam. 86% dos alunos não acham as aulas motivadoras e 14% dos alunos acham. Considerações Finais: Conclui-se que a maior parte dos alunos gostam das aulas de educação física, mas não acham que elas sejam motivadoras, portanto o conteúdo abordado deve ser diversificado, e os professores devem ser incentivadores na participação dos alunos nas aulas e também na prática de exercícios físicos fora da escola.
Keywords: Educação física
Motivação
Ensino médio
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5849
Issue Date: Nov-2014
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21237438.pdf2.91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.