Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6311
metadata.dc.type: Monografia
Title: Práticas pedagógicas no Centro Educacional II no Guará, Distrito Federal utilizando como ferramenta as plantas medicinais
Authors: Pereira, Camila Vieitas
Abstract: O governo em conjunto com as escolas criou o Parâmetros Curriculares Nacionais, que trabalha o cotidiano através dos temas transversais, que é divido em: ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e educação sexual. A saúde tem como um dos assuntos as plantas medicinais, que abrange tanto o conhecimento científico como o cultural. Com isso o objetivo desse trabalho é avaliar o conhecimento dos alunos no que diz respeito às plantas medicinais. O trabalho foi desenvolvido em um centro educacional. As atividades foram divididas em: 1 apresentação do projeto e questionário inicial; 2 exibição de um filme e um debate; 3 apresentação, discussão e debate de um artigo; 4 identificação das plantas da horta e 5 laboratório e questionário final. O primeiro questionário demonstrou o pouco conhecimento dos alunos sobre o tema. Com o debate do filme não foi considerado automedicação o consumo de chás e remédios naturais. No artigo lido, foram apontados como importante o surgimento, a utilização, tratamentos, o modo de seleção, coleta e dissecação das plantas. No laboratório os alunos gostaram da fabricação do xampu. No 2º questionário, pode ser visto um aumento da quantidade de plantas citadas e conhecidas, uma melhor definição sobre o conceito de plantas medicinais. Foi concluído que a informação passada no projeto despertou a curiosidade dos alunos sobre o tema, o que demonstra a relevância deste trabalho.
Keywords: Conhecimento empírico
PCNs
Erva
Poder curativo
Fitoterápico
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6311
Issue Date: Jun-2011
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20871879.pdf519,43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.