Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6429
metadata.dc.type: TCC
Title: Avaliação da percepção de alunos de graduação em ciências biológicas acerca da prática de taxidermia como ferramenta técnica e didático pedagógica
Authors: Reis, Filipe Carneiro
metadata.dc.contributor.advisor: Chemin, Norma
Abstract: A preservação de material biológico vem sendo utilizada e aprimorada desde o início da civilização, com aplicação científica, didática como também religiosa e de ornamentação. Existem várias formas de preservação de material biológico, entre elas estão: fixação em via úmida, diafanização, gliceração à vácuo e a taxidermia, sendo a última a mais conhecida. A taxidermia é o processo de preservar a pele de animais para estudo e/ou exibição e significa separar a pele do resto do corpo. Suas técnicas variam de acordo com a finalidade, o tipo e tamanho do animal e também de acordo com a preferência do taxidermista podendo ser utilizada na preparação de peças para compor coleções científicas, de exibição ou didáticas, dependendo do objetivo e do tipo de material biológico a ser trabalhado. Este trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos graduandos de Biologia sobre a importância da aprendizagem de técnicas de preparação de material biológico e mais especificamente da taxidermia para a sua formação profissional e o interesse dos mesmos no tema apresentado. A avaliação acerca do tema foi realizada por meio de aplicação de dois questionários semiestruturados antes e após um minicurso de taxidermia. O minicurso apresentou as técnicas de preparação de material biológico e a sua importância, com ênfase em taxidermia e foi oferecido aos alunos do curso de Ciências Biológicas de um centro universitário de Brasília. Os resultados mostraram que, apesar da falta de conhecimento específico sobre as técnicas, necessidade de prática para execução da mesma, perspectiva de uso voltada para a ciência e não para ensino, os estudantes demonstravam interesse no seu aprendizado. Todos consideraram importante o estudo dos métodos de preservação de material zoológico. A maioria considera que a temática deveria ser abordada em sua grade curricular ainda que de maneira optativa.
Keywords: Técnica de conservação
Coleção biológica
Ensino de graduação
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6429
Issue Date: 2011
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20711691.pdf465.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.