Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6448
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | Planejamento pedagógico de visitas às instituições de pesquisa como instrumento de alfabetização científica para o ensino médio |
Authors: | Barros, Leila Maria Gomes Libano, Andrea Marilza |
Abstract: | A alfabetização científica dos cidadãos de uma nação é um dos grandes desafios da educação contemporânea. Neste sentido o presente trabalho visou desenvolver uma metodologia para ser aplicada por instituições de pesquisa e universidades, com o objetivo de auxiliar na alfabetização científica de alunos do ensino médio, tendo como exemplo a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, instituição de pesquisa Brasileira. Por meio de um planejamento pedagógico e um roteiro de visitação foram desenvolvidas várias ferramentas de ensinoaprendizagem para serem aplicadas durante a visita dos alunos a instituição e em sala de aula. O planejamento da visitação enfocou o desenvolvimento científico e tecnológico na agricultura tendo como norteadores a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Espera-se que a aplicação dessa metodologia resulte em dados que sirvam para orientar técnicos e professores a tornarem as visitas a instituições de pesquisa e universidades importantes ferramentas para auxiliar na alfabetização científica de jovens estudantes. |
Keywords: | Alfabetização científica Ensino médio Instituição de pesquisa Roteiro de visitação |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6448 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20838732.pdf | 363.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.