Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6448
metadata.dc.type: Artigo
Title: Planejamento pedagógico de visitas às instituições de pesquisa como instrumento de alfabetização científica para o ensino médio
Authors: Barros, Leila Maria Gomes
Libano, Andrea Marilza
Abstract: A alfabetização científica dos cidadãos de uma nação é um dos grandes desafios da educação contemporânea. Neste sentido o presente trabalho visou desenvolver uma metodologia para ser aplicada por instituições de pesquisa e universidades, com o objetivo de auxiliar na alfabetização científica de alunos do ensino médio, tendo como exemplo a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, instituição de pesquisa Brasileira. Por meio de um planejamento pedagógico e um roteiro de visitação foram desenvolvidas várias ferramentas de ensinoaprendizagem para serem aplicadas durante a visita dos alunos a instituição e em sala de aula. O planejamento da visitação enfocou o desenvolvimento científico e tecnológico na agricultura tendo como norteadores a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais. Espera-se que a aplicação dessa metodologia resulte em dados que sirvam para orientar técnicos e professores a tornarem as visitas a instituições de pesquisa e universidades importantes ferramentas para auxiliar na alfabetização científica de jovens estudantes.
Keywords: Alfabetização científica
Ensino médio
Instituição de pesquisa
Roteiro de visitação
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6448
Issue Date: 2012
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20838732.pdf363,14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.