Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6449
metadata.dc.type: Monografia
Title: Avaliação de diferentes metodologias de ensino para alunos de Biologia do ensino médio
Authors: Tenenbaum, Susane dos Santos
Abstract: A prática educacional deve considerar a heterogeneidade das turmas e a diversidade dos alunos em cada sala de aula, atendendo características, interesses, capacidades e necessidades de aprendizagem que são próprias de cada um. Dessa maneira, o delineamento educativo deve ser feito a ponto de permitir que os docentes usem diferentes métodos e recursos que beneficiam a todos os alunos, de acordo com as necessidades da turma. O presente estudo teve como objetivos avaliar a aprendizagem dos alunos por meio de diferentes recursos metodológicos e na ausência deles, e avaliar a preferência dos alunos por diferentes metodologias de ensino. A pesquisa foi realizada em oito turmas de uma escola particular situada na Asa Sul, Brasília-DF. O tema da aula foi “transgênico” e o mesmo assunto foi explicado utilizando as seguintes diferentes metodologias: (a) uso de texto, (b) vídeo, (c) Power Point, e (d) aula expositiva. Foram também questionadas quais eram as preferências de métodos de aula pelos alunos. Os resultados obtidos demonstraram que o conhecimento dos alunos sobre o tema, medido pela nota média dos questionários aplicados antes e depois da aula em cada turma não apresentou diferença significativa associada ao recurso metodológico utilizado nem tampouco na ausência dele. A complementação do conteúdo promovida pelo professor, executando o seu papel como agente de transmissão do conhecimento, parece ter contribuído para os resultados encontrados.
Keywords: Aprendizagem
Recurso metodológico
Preferência metodológica
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6449
Issue Date: Jun-2011
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20852226.pdf403.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.