Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6456
metadata.dc.type: Artigo
Title: A prática interdisciplinar no ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias
Authors: Aguiar, Diuly Cristy Maria de Abreu
Salviano, Ana Regina Melo
Abstract: O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter qualitativoquantitativo em que o procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Ensino Médio localizada em Sobradinho-DF. A interdisciplinaridade surgiu da preocupação com o ensino fragmentado e se caracteriza como a interação entre duas ou mais disciplinas. Este estudo teve como objetivo investigar se acontece e como acontece a interdisciplinaridade no Ensino Médio, como é organizado o trabalho interdisciplinar, analisar se a prática interdisciplinar reflete na aprendizagem dos alunos e identificar as principais dificuldades encontradas pelos professores para desenvolver a interdisciplinaridade. Foram realizadas entrevistas com professores das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, diretores e alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa apontam uma integração entre as disciplinas, a falta de tempo e a distribuição dos conteúdos como dificuldades para o exercício da interdisciplinaridade. Constata-se que o trabalho interdisciplinar possibilita um trabalho diferenciado com os alunos visando um aproveitamento no processo de ensino aprendizagem.
Keywords: Trabalho interdisciplinar
Aprendizagem
Ensino médio
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6456
Issue Date: 2012
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20942000.pdf305,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.