Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6456
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | A prática interdisciplinar no ensino de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias |
Authors: | Aguiar, Diuly Cristy Maria de Abreu Salviano, Ana Regina Melo |
Abstract: | O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter qualitativoquantitativo em que o procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Ensino Médio localizada em Sobradinho-DF. A interdisciplinaridade surgiu da preocupação com o ensino fragmentado e se caracteriza como a interação entre duas ou mais disciplinas. Este estudo teve como objetivo investigar se acontece e como acontece a interdisciplinaridade no Ensino Médio, como é organizado o trabalho interdisciplinar, analisar se a prática interdisciplinar reflete na aprendizagem dos alunos e identificar as principais dificuldades encontradas pelos professores para desenvolver a interdisciplinaridade. Foram realizadas entrevistas com professores das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, diretores e alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa apontam uma integração entre as disciplinas, a falta de tempo e a distribuição dos conteúdos como dificuldades para o exercício da interdisciplinaridade. Constata-se que o trabalho interdisciplinar possibilita um trabalho diferenciado com os alunos visando um aproveitamento no processo de ensino aprendizagem. |
Keywords: | Trabalho interdisciplinar Aprendizagem Ensino médio |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6456 |
Issue Date: | 2012 |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20942000.pdf | 305.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.