Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6465
metadata.dc.type: Artigo
Title: Biologia em livros didáticos do ensino médio
Authors: Gomes, Daniel Marcos
Brandão, Gilberto Oliveira
Abstract: O estudo da Virologia engloba informações relacionadas a uma grande variedade de ramos do conhecimento, como as áreas de saúde, Biotecnologia, Bioética e Economia. Este trabalho analisou as formas de abordagem dos vírus nos quatro livros didáticos de Biologia mais adquiridos para o Ensino Médio pelo Ministério da Educação em 2013. A análise se baseou em critérios que visavam avaliar a capacidade dos livros de promover a interação do aluno com seus colegas, professor e conteúdo, e verificar a amplitude da abordagem de assuntos relacionados a esse último, a fim de verificar se as obras eram capazes promover nos alunos uma visão ampla e crítica da realidade. Os livros apresentaram problemas com relação à limitação de abordagem, à indicação de leituras complementares e na proposição de atividades em grupo. Tais resultados apontam na direção da necessidade de adoção de estratégias por parte de escolas e professores para lidar com essas limitações.
Keywords: Vírus
Livro didático
PNLD
Ensino médio
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6465
Issue Date: 2013
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21052209.pdf382.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.