Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6465
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | Biologia em livros didáticos do ensino médio |
Authors: | Gomes, Daniel Marcos Brandão, Gilberto Oliveira |
Abstract: | O estudo da Virologia engloba informações relacionadas a uma grande variedade de ramos do conhecimento, como as áreas de saúde, Biotecnologia, Bioética e Economia. Este trabalho analisou as formas de abordagem dos vírus nos quatro livros didáticos de Biologia mais adquiridos para o Ensino Médio pelo Ministério da Educação em 2013. A análise se baseou em critérios que visavam avaliar a capacidade dos livros de promover a interação do aluno com seus colegas, professor e conteúdo, e verificar a amplitude da abordagem de assuntos relacionados a esse último, a fim de verificar se as obras eram capazes promover nos alunos uma visão ampla e crítica da realidade. Os livros apresentaram problemas com relação à limitação de abordagem, à indicação de leituras complementares e na proposição de atividades em grupo. Tais resultados apontam na direção da necessidade de adoção de estratégias por parte de escolas e professores para lidar com essas limitações. |
Keywords: | Vírus Livro didático PNLD Ensino médio |
URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6465 |
Issue Date: | 2013 |
Appears in Collections: | BIO - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
21052209.pdf | 382.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.