Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6467
metadata.dc.type: Artigo
Title: Análise dos conteúdos de evolução em livros didáticos de Biologia na perspectiva do ENEM
Authors: Matos, Alysson Ricarti de
Libano, Andrea Marilza
Abstract: O livro didático é um instrumento impresso e propositalmente organizado para promover o desenvolvimento e a melhoria do processo de ensino aprendizagem dos alunos. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos conteúdos de Evolução nos três livros didáticos de Biologia mais utilizados pela rede pública de ensino e sua implicância com o resultado do ENEM. Tendo como referenciais os PCNEM e a Matriz de Referência do ENEM, os livros foram analisados quanto à presença dos principais conteúdos de Evolução, bem como dos aspectos didáticos relacionados ao texto e contexto e das ferramentas complementares dos livros. Com isso, foi possível pontuar potencialidades e limitações dos três exemplares, cujas características podem influir no resultado do ENEM, tanto positiva quanto negativamente. Verificou-se que, dos três livros analisados, dois deles apresentaram particularidades que os aproximam das exigências curriculares dos PCNEM e da Matriz de Referência do ENEM.
Keywords: Análise
Livro didático
Biologia
Evolução
Enem
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6467
Issue Date: 2013
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21076922.pdf402,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.